Considerações acerca do Atendimento Educacional Especializado - AEE

Autores

  • Rafael Jacson da Silva Carneiro Mestre em Teologia e coordenador na Zao Atendimento Neuropsicopedagógico

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83237

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, legislação

Resumo

A educação especial constitui-se como uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. A legislação prevê que os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, os com transtornos globais do desenvolvimento e os com altas habilidades/superdotação nas escolas comuns do ensino regular e ofertar o AEE, promovendo o acesso e as condições para uma educação de qualidade. O objetivo deste estudo foi investigar algumas funções do atendimento educacional especializados aos portadores de alguma deficiência. Para tanto, foi feita uma pesquisa de caráter bibliográfica com embasamento de alguns documentos legislativos bem como autores que versam sobre o assunto. Este trabalho está amparado nas leis e decretos que regem o AEE em nosso país e em autores que estudam este tema, tais como Garcia (2008); Barreto; Alves  e Mendes  entre outros. A partir disso possibilitou conhecer um pouco sobre a forma do atendimento e aquilo que é dever do professor do AEE.

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Referências

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

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