O atendimento educacional especializado para estudantes que apresentam comportamento de altas habilidades/superdotação no Distrito Federal

Autores

  • Karla Vanessa Gomes dos Santos Doutoranda da Universidade de Brasília (UnB), professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Brasília (DF) https://orcid.org/0000-0001-6813-2913
  • Ellen Michelle Barbosa de Moura Doutoranda da Universidade de Brasília (UnB), professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília (DF)
  • Joeanne Neves Fraz Doutora pela Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF) https://orcid.org/0000-0001-8623-3769
  • Geraldo Eustáquio Moreira Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), professor da Universidade de Brasília, Distrito Federal Brasília (DF) https://orcid.org/0000-0002-1455-6646

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83083

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação especial, Legislação Educacional, Comportamento de Altas Habilidades, Sala de recursos

Resumo

Este estudo teve como objetivo situar o Atendimento Educacional Especializado para estudantes que apresentam comportamento de Altas Habilidades/Superdotação no Distrito Federal (DF). A discussão apresenta um breve diálogo por meio da análise dos principais documentos nacionais e internacionais, que versam sobre inclusão e análise sobre o Atendimento Educacional Especializado para estudantes que apresentam comportamento de Altas Habilidades/Superdotação no DF. A pesquisa configurou-se na abordagem qualitativa, quanto aos objetivos se caracteriza como descritiva e como procedimento, a pesquisa documental e eletrônica. A coleta dos dados foi realizada nos próprios documentos pesquisados e a técnica de análise, a documental. Os resultados revelaram a deficiência de uma política pública educacional voltada ao público de AH/SD, pois falta desde um diagnóstico da situação no Brasil até profissionais especializados nos altos cargos dos órgãos federais da Educação Especial. O Distrito Federal tem avanços no que tange ao atendimento nas salas de recursos de AH/SD, pois apresenta organização em salas específicas, profissionais especializados, teoria fundamentada para intervenção pedagógica do profissional, realização de aptidão para atuação. Contudo a organização e continuidade do funcionamento destas salas, nas escolas, está relacionada diretamente com um número mínimo de estudantes, o que pode causar tensão e possível perda de direitos. Além disso, as condições de trabalho, muitas vezes, são adversas.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro