Perspectivas e reflexões sobre a formação continuada de professores no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.21653Resumo
Abordagem sobre perspectivas e reflexões a respeito da formação continuada de professores e trabalho educativo por meio de análise e compreensão de pesquisas ou textos relevantes sobre a temática. Estas referências teóricas pautadas em autores como Brito; Melo (2016), Saviani (2009), André (2016) entre outros que tratam sobre a formação e a atuação na realidade cotidiana escolar. A pesquisa desenvolveu-se a partir de abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica em que se propôs fazer uma reflexão sobre a formação continuada de professores e o fazer pedagógico na contemporaneidade.Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. (org) Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, São Paulo: Papirus, 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica. Brasília, 2002.
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 12 dez. 2021.
BRITO, Antonia Edna; MELO, Raimunda Alves (org). Formação continuada de professores: desafios da alfabetização na idade certa. 1.ed.Curitiba:CRV, 2016
CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Orgs.). Formação de Professores: tendências atuais. São Carlos, EdUFSCar, 1996. p. 139-152.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 2002.
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 22, n. 74, p. 27-42, 2001.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade professor. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
RAMOS, C. M. M. N. Formação continuada de professores: a dimensão do trabalho professor na educação infantil. In: MELO, J. C. (Org.). A formação continuada de professores da educação infantil: distintas abordagens. São Luís: UDUFMA, 2015.
SAVIANI. Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.