Aspectos sobre a didática no Ensino Superior: uma revisão narrativa

Autores

  • Rodrigo Formiga Leite Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0002-0271-7684
  • Thais Pereira de Almeida Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0003-3811-724X
  • Welitânia Inácia Silva Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíb https://orcid.org/0000-0001-6038-8834
  • Edevaldo da Silva Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Professor de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/PRODEMA) https://orcid.org/0000-0002-8245-3438
  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida Docente no Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patos, Paraíba https://orcid.org/0000-0003-2453-4691

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83155

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

Revisão do tipo narrativa, a qual buscou refletir sobre a didática e a importância de uma comunicação efetiva entre aluno e professor para o processo de aprendizagem, inclusive no contexto da pandemia da COVID-19. A didática aborda o ensino, a educação e suas metodologias no contexto dos fatos sociais, culturais, históricos e psicossocioemocionais. O professor deve criar um ambiente favorável e prazeroso para introduzir de maneira estimulante os conteúdos, levando em consideração a formação ideológica do aluno e seu conhecimento de mundo. A pesquisa didática foca em práticas já desenvolvidas em sala e busca analisar a interação professor/aluno/conteúdo, com a inserção de atividades e sequências didáticas. A didática colabora na construção da identidade e profissionalização do aluno. A comunicação é a troca de ideias e está presente de várias formas no cotidiano, sendo a fala a principal forma de comunicação presente no ensino. A comunicação inicia juntamente com a primeira fase do ensino e é fundamental para a internalização dos conteúdos pelo aluno. É importante que os docentes tenham conhecimento didático-pedagógico suficiente para transmitir os conteúdos de maneira eficiente para otimizar o processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBARADIE, R. S. Perception of students and teachers about didactic teaching: A cross- sectional study. Saudi J Health Sci., v.7. p.107-115, 2018.

ALMEIDA, H. M. A didática no Ensino Superior: práticas e desafios. Estação Científica, n. 14, 2015. Disponível em: https://portal.estacio.br/docs%5Crevista_estacao_cientifica/07-14.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.

ALMEIDA, R. P. B.; CAVALCANTE, I. F.; LEMOS, E. C. Formação continuada do docente da educação profissional: contribuição do Campus ZL/IFRN. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1–18, 2020.

ARTURO, A. A.; CERVANTES, D. C.; VÁZQUEZ, J. G. M. Análisis de las competencias didácticas virtuales en la impartición de clases universitarias en línea, durante contingência del COVID-19. Revista de Educación a Distância (RED), v. 21, n. 65, p. 1– 20, 2021.

BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para- uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em: 5 out. 2022.

BARBOZA, R. G. et al. A didática do Ensino Superior durante o período pandêmico: Uma análise do que, como e para quem ensinar. Indagatio Didactica, v. 13, n. 5, p. 85–96, 2021.

BAZÁN-RAMÍREZ, A. et al. Influence of Teaching and the Teacher’s Feedback Perceived on the Didactic Performance of Peruvian Postgraduate Students Attending Virtual Classes During the COVID-19 Pandemic. Frontiers in Education, v. 7, n. 1, p. 1–16, 2022.

BOLZAN, D. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

BORBA, E. O.; SILVA, R. N. A importância da didática no Ensino Superior. Revista contemporánea de negócios, v. 5, 2011.Disponível em: <https://www.academia.edu/7282069/A_IMPORT%C3%82NCIA_DA_DID%C3%81TICA_NO_E NSINO_SUPERIOR. Acesso em: 28 set. 2022.

BOWERS, R. D. et al. Perceived Didactic Curricular Effectiveness of In-Person vs. Virtual Formats amongst Fourth-Year Dental Students. Dentistry Journal, v. 10, n. 4, p. 1–13, 2022.

BRITO, C. A. F.; CAMPOS, M. Z. de. Facilitando o processo de aprendizagem no Ensino Superior: o papel das metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. 2, p. 371–387, 2019.

CAMPOS, V. T. B. A Formação Pedagógica de Professores na Pós-Graduação Stricto Sensu da Ciência da Saúde de Instituições Federais de Ensino Superior. In: XII Encontro de Pesquisa em Educação CO, 2014, Goiânia. Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contradições e desafios para a transformação social. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás, 2014. v. 01. p. 01-1000. Disponível em: https://sites.pucgoias.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/wp- content/uploads/sites/61/2018/05/Vanessa-T.-Bueno-Campos.pdf. Acesso em: 02 out. 2022.

CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e180963699, 2020.

COMENIUS, J. A. Didática magna, 1651. Versão para e-book, São Paulo: Calouste Gulbenkian. 2001. Disponível em: https://www2.unifap.br/edfisica/files/2014/12/A_didactica_magna_COMENIUS.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.

ENTWISTLE, N. Promoting deep learning through teaching and assessment: Conceptual frameworks and educational contexts. TLRP Conference, Leicester, nov. 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/241049278_Promoting_deep_learning_throu gh_teaching_and_assessment_Conceptual_frameworks_and_educational_contexts. Acesso em: 08 out. 2022.

FERNANDES, R. R. Comunicação e didática no ambiente de aprendizagem. Web artigos, p. 1–7, 2011. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/comunicacao-e- didatica-no-ambiente-de-aprendizagem/56954. Acesso em: 23 set. 2022.

FERNANDES, A. B.; FREITAS, M. C. C.; CARNEIRO, S. N. V. Didática no Ensino Superior: possibilidades e práticas. Momento: diálogos em educação, v. 28, p. 262–277, 2019.

FERREIRA, V. L. Curso de pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/p3BzbbfqjHJF5gpyJbSmLMy/?lang=pt. Acesso em: 07 out. 2022.

FEY, A. F. A linguagem na interação professor-aluno na era digital: considerações teóricas. Revista Tecnologias na Educação, v.3 n. 1, jul. 2011. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art1-ano3-vol-4-julho2011.pdf. Acesso em: 12 out. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GEORGE, M. L. Effective Teaching and Examination Strategies for Undergraduate Learning During COVID-19 School Restrictions. Journal of Educational Technology Systems, v. 49. n. 1, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0047239520934017. Acesso em: 26 set. 2022.

HERBART, J. F. Pedagogia general derivada del fin de la educación. Barcelona: Humanitas, 1983. Disponível em: https://books.google.com.co/books?id=yBBdAAAAcAAJ&printsec=frontcover&hl=es#v=on epage&q&f=false. Acesso em: 3 nov. 2022.

LACERDA, F. C. B.; SANTOS, L. M. Integralidade na formação do Ensino Superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação (Campinas), v. 23, n. 3, p. 611-627, 2018.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LOOSE, C. C.; RYAN, M. G. Cultivating Teachers When the School Doors Are Shut: Two Teacher-Educators Reflect on Supervision, Instruction, Change and Opportunity During the Covid-19 Pandemic. Frontiers in Education, v. 5, n. 10, p. 1–11, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2020.582561/full. Acesso em: 24 set. 2022.

MARTÍNEZ, R.; BENITEZ, L.; VÁZQUEZ, J. Opinion of College Students About Comprehensive Learning and Didactic Instrumentation in The Classroom. Advances in Social Sciences Research Journal, v. 1, n. 8, p. 158–169, 2014.

MARTON, F.; DALL'ALBA, G., BEATY, E. Conceptions of learning. International Journal of Education Research, v. 19, n. 3, p. 277-300, 1993. Disponível em: https://www.scirp.org/(S(351jmbntvnsjt1aadkposzje))/reference/ReferencesPapers.aspx?ReferenceID=681142. Acesso em: 06 out. 2022.

NEGRI, P. S. Comunicação Didática: A Intencionalidade Pedagógica como Estratégia de Ensino: Módulo I, Londrina: Labted, 2008. Disponível em: http://www.uel.br/labted/apostila.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.

NEUENFELDT, M. C. Formação de professores para o Ensino Superior: Reflexões sobre a Docência Orientada. In: II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências, 2006, Santa Maria/RS. Disponível em: https://www.ea2.unicamp.br/mdocs- posts/formacao-de-professores-para-o-ensino-superior-reflexoes-sobre-a-docencia- orientada/. Acesso em: 29 set. 2022.

PERAYA, D. As formas de comunicação pedagógica “midiatizada”: o socioeducativo e o didático. Educação & Sociedade, v. 18, n. 59, p. 298–307, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/46vpbMSHxjT6BHFbXLrjPfQ/?lang=pt. Acesso em 28 set. 2022.

PEREIRA, A. S. et al. Didática Geral. 1. ed. Santa Maria: UFSM, NTE, 2019.Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/11/MD_Did%C3%A1tica_Geral.pdf. Acesso em 22 set. 2022.

PEREIRA, H. C. L.; VASCONCELOS, A. P. M. F.; MENEZES, E. A. O. A comunicação como estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem. Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 2020.

PIMENTA, S. G. A construção da didática: análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação, v. 18, p. 143-162, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RFYZ7MKBRypV7WhmcFP34NP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 out. 2022.

PINHEIRO, M. N.; BATISTA, E. C. O aluno no centro da aprendizagem: uma discussão a partir de Carl Rogers. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, p. 70–85, 2018. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/770. Acesso em: 17 out. 2022.

POPOFF, S. C. Didática de professores de comunicação: da mediação didática raciovitalista às práticas de ensino iterativas incrementais. Universidade Federal da Bahia. 2020. (Tese de Doutorado). 240f. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35139/4/Media%C3%A7%C3%B5es%20Did%C3%A1 ticas%20de%20Professores%20de%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20%5BTESE%20POPOFF%20 2022%5D.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.

RAYS, O. A. Ensino-pesquisa-extensão: notas para pensar a indissociabilidade. Palestra proferida. Revista Educação Especial, v. 1, v. 21, 1-10, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5034. Acesso em: 03 out. 2022.

REIMERS, F. M.; SCHLEICHER, A. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. OECD, 2020.

RODRIGUES, M. C. N. A importância da afetividade na aprendizagem escolar na relação aluno-professor. Infinitum: Revista Multidisciplinar, v. 2, n. 2, p. 109–123, 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/12060. Acesso em: 21 out. 2022.

RODRIGUES, J. M. C.; SANTOS, P. M. G. Reflexões e desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020. Disponível em:http://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/educacao/reflexoes-e-desafios-das-novas-praticas-docentes-em-tempos-de-pandemia/reflexoes-e-desafios-das-novas-praticas-docentes-em-tempos-de-pandemia.pdf. Acesso em: 6 out. 2022

ROTHER, E. T. Revisão Sistemática x Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. 5-6, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 23 set. 2022.

SANTOS, S.C. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos "sete principios para a boa prática na educação de Ensino Superior" Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo, 2001. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/tx_5_proc_ens_aprend.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.

SILVA, J. F. Didática no Ensino Superior: estratégias de ensino adequadas à arte de ensinar. Educação por Escrito, v. 9, n. 2, p. 204, 2019. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/1af9/81cb8729d1bf27d7ee0bc7bc2a1140e7dae9.pdf. Acesso em 25 set. 2022.

TAVARES, R.H. Didática geral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

ZANNATA, B. A. O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 1, p. 105-112, 2012.

Downloads

Publicado

06.04.2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)