Potencialidades de um jogo didático no contexto de uma Escola Família Agrícola: ensinando botânica pela ludicidade

Autores

  • Alessandra Alexandre Freixo UEFS
  • Taís Roberta Silva Lopes UEFS

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22637

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Germinação, Desenvolvimento das Plantas

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar limites e potencialidades de um jogo didático no ensino de ciências, envolvendo conceitos de botânica. Esta pesquisa apresenta uma abordagem de cunho qualitativo, tendo sido desenvolvida com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Família Agrícola localizada no Território de Identidade do Sisal, a nordeste do Estado da Bahia. Trata-se de um estudo inserido no contexto de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido junto à escola. Em diálogo com os referenciais teórico-metodológicos desse projeto, esta pesquisa se orientou pelo método da pesquisa-ação, buscando avaliar o potencial do jogo como ferramenta auxiliadora na aprendizagem dos conceitos relacionados a germinação e desenvolvimento das plantas, apostando em uma perspectiva lúdica. Foi realizado um passeio pela escola e a construção de cartas para um personagem fictício, com o intuito de compreender os conhecimentos prévios dos estudantes. Procedemos então a construção coletiva do jogo. Por fim, ocorreu a socialização e avaliação do jogo. Os estudantes apresentaram diversos conhecimentos que aprenderam junto a suas comunidades e que o jogo proporcionou uma aproximação entre os saberes prévios e científicos, facilitando a aprendizagem de conceitos botânicos na escola.

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Publicado

11.05.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro