Potencialidades de um jogo didático no contexto de uma Escola Família Agrícola: ensinando botânica pela ludicidade
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22637Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Germinação, Desenvolvimento das PlantasResumo
Este estudo tem como objetivo investigar limites e potencialidades de um jogo didático no ensino de ciências, envolvendo conceitos de botânica. Esta pesquisa apresenta uma abordagem de cunho qualitativo, tendo sido desenvolvida com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Família Agrícola localizada no Território de Identidade do Sisal, a nordeste do Estado da Bahia. Trata-se de um estudo inserido no contexto de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido junto à escola. Em diálogo com os referenciais teórico-metodológicos desse projeto, esta pesquisa se orientou pelo método da pesquisa-ação, buscando avaliar o potencial do jogo como ferramenta auxiliadora na aprendizagem dos conceitos relacionados a germinação e desenvolvimento das plantas, apostando em uma perspectiva lúdica. Foi realizado um passeio pela escola e a construção de cartas para um personagem fictício, com o intuito de compreender os conhecimentos prévios dos estudantes. Procedemos então a construção coletiva do jogo. Por fim, ocorreu a socialização e avaliação do jogo. Os estudantes apresentaram diversos conhecimentos que aprenderam junto a suas comunidades e que o jogo proporcionou uma aproximação entre os saberes prévios e científicos, facilitando a aprendizagem de conceitos botânicos na escola.
Downloads
Referências
BAPTISTA, G. C. S. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, v.16, n.3, p.679-694.
CALDART, R. S. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M. G., MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
EFA VALENTE. Projeto Político Pedagógico. Valente: EFA VALENTE, 2015.
GONÇALVES, R. C. et al. Hormônios Vegetais e Germinação: uma abordagem para o Ensino Médio baseada em conhecimentos prévios. Revista Brasileira de Biociências, v. 5, supl. 1, p. 576-578, 2007.
JANN, P. N.; LEITE, M. F. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências e Cognição, v. 15, n. 1, p. 282-293, 2010.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1999.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇAO- EDUCERE, 9., 2019, Curitiba. Anais... Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2944_1408.pdf. Acesso em: 11. abr. 2024.
PEREIRA, A. L. L. A Utilização do Jogo como recurso de motivação e aprendizagem. Relatório (2º Ciclo de estudos em Ensino de História e Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade do Porto, 2013. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/71590/2/28409.pdf. Acesso em: 11. abr. 2024.
ROCHA, D. F.; RODRIGUES, M. S. Jogo didático como facilitador para o ensino de BIOLOGIA no ensino médio. CIPPUS, v. 8, n. 2, 2018.
SERRA R. M. M.; FREITAS, H. M. B.; LIRA-DA-SILVA, R. M. O Jogo como ferramenta didática para o ensino de Botânica. Enseñanza De Las Ciencias: Revista De investigación Y Experiencias didácticas, v. 1, n. Extra, p.2190-2194, 2013.
SILVA, C. R. B. da. et al. A utilização do jogo trilha das funções na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais Eletrônicos. São Paulo: SBEM, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6227_4091_ID.pdf. Acesso em: 11. abr. 2024.
SOUSA, D.; GUIMARÃES, F. Germinação e crescimento de plantas: Alguns contributos do 1º Ciclo do Ensino Básico. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER E SAÚDE, 7., 2011, Braga. Actas do VII Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde. Braga: Universidade do Minho, 2011. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/15861. Acesso em: 11. abr. 2024.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p.443-466, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 11. abr. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.