A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental: Discussões sobre desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83473Palavras-chave:
Interdisciplinar, Prática integrativa, Ensino fundamental, Ensino-aprendizagemResumo
Este estudo teve como objetivo principal ressaltar a importância da interdisciplinaridade no desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. No decorrer da pesquisa, observou-se que há uma vasta gama de publicações abordando o tema sob a perspectiva de objetos educacionais distintos. De maneira geral, a maioria apontando o ensino interdisciplinar como uma prática integradora, capaz de ocasionar transformações no espaço educacional.
Downloads
Referências
ARANTES, José Tadeu. - A influência de Jean-Ovide Decroly na reforma educacional no Brasil, Agência FAPESP, 2015.
BRASIL. 1911 - Lei Rivadávia Corrêa, Lei 8.659 Orgânica do Ensino Superior e Fundamental. Disponível em: Legislação Informatizada - DECRETO Nº 8.659, DE 5 DE ABRIL DE 1911 - Publicação Original. Acesso em:26 nov. 2022.
BRASIL. 1932 - Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova - A reconstrução educacional no Brasil -Páginas 1-15 ao povo e ao governo. Disponível em: http://inep80anos.inep.gov.br/inep80anos, https://download.inep.gov.br. Acesso em: 16 nov. 2022.
BRASIL. 1961 lei 4.024/61 Diretrizes e bases da Educação Nacional, disponível em: www2.camara.leg.br acesso em 7 dez. 2022.
BRASIL. 1971 Lei 5.692/71 - Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, de 11 de agosto de 1971, revogada pela Lei 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-pub licacaooriginal-1-pl.html . Acesso em: 09 nov. 2022.
BRASIL.1988 - Disponível em: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - InfoEscola. Acesso: 14 nov. 2022.
BRASIL.1988 - Constituição da República Federativa do Brasil, São Paulo: Edipro, 2019.
BRASIL.1994 - Declaração de Salamanca. Sobre princípios e práticas na área das necessidades educativas especiais. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/search?SearchableText=declara%C3%A7%C3%A3o%20de%2 0salamanca. Acesso em: 7 dez.2022
BRASIL.1995 - Lei 9.131/95 CNE (Conselho Nacional de Educação), Base Nacional Comum Curricular, Resolução CNE/CP nº 2, disponível em: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Ministério da Educação. Acesso em: 14 nov. 2022.
BRASIL.1996 - Diretrizes e Bases nº 9.394/96, de 20.12.1996. Disponível em:http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 06 nov. 2022.
BRASIL. 1997 PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª séries MEC, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf . Acesso em: 06 nov. 2022.
BRASIL.1998 PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª séries MEC, disponível em http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-b asica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series, acesso em 7 dez. 2022.
BRASIL. 59/2009 Obrigatoriedade da educação básica dos 4 aos 17 anos. Disponível em bncc-20dez-.pdf - Google Drive. acesso em 17 nov. 2022.
BRASIL. 2010 - Síntese das diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, Disponível em http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 7 dez. 2022.
BRASIL. 2013 Diretrizes Curriculares nacionais da educação básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br . Acesso em: 22 nov. 2022.
BRASIL. 2015 Inclusão da pessoa com deficiência, Lei 13.146. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 06 nov.2022.
BRASIL.BNCC - Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil. Acesso em: 16 nov. 2022.
BRASIL.2018 BNCC - Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base.
BRASIL.2018 - Base nacional comum curricular - ensino fundamental anos finais.
BRASIL.2020. 13.987/20 Distribuição de alimento durante a pandemia de Covid-19, Fonte: Agência Câmara de Notícias.
BURCI, Taíssa Vieira Lozano. Educação Brasileira: do ensino jesuítico as aulas régias, Colóquio Humanarum, vol. 14, n.Especial, jul-dez, 2017, p. 301-307, Universidade Estadual de Maringá, 2017.
CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades.
CARVALHO, Alonso Bezerra de. A Filosofia da educação moderna: Bacon e Descartes, UNESP.
CASTELLAR, S. M. V. Cartografia escolar e pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico - Revista brasileira de educação e geografia.
COSTA, Michele Cristine da Cruz. A pedagogia de Célestin Freinet e a vida cotidiana como central na prática pedagógica, revista HISTEDBR on-line, Campinas, n. 23, p.26-31, set. 2006.
CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento, Universidade Estadual Paulista,2001.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da Ciência, São Paulo: Atlas.
DÍAZ BORDENAVE, Juan; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem
ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4.ed. Campinas: Papirus, 1994.
FAZENDA, I. C.A. et al. (org.), O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez Editora, 2008.
FAZENDA, I.C.A. A formação do professor pesquisador - 30 anos de pesquisa.
FAZENDA, I.C.A. (org.) Didática e Interdisciplinaridade - A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores, Campinas, SP. 2015.
FERRARI, M. John Dewey, o pensador que pôs a prática em foco, 2008.
FERRARI, M. Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social.
FERRARI, M. Jean-Ovide Decroly (1871-1932), elaboração de Projetos, 2009.
FERRARI, M. Maria Montessori, a médica que valorizou o aluno, 2010.
FERRARI, M. Paulo Freire, o mentor da Educação para a consciência, 2012.
FERRARI, M. Jean piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio.
FERRARI, M. Pestalozzi. O teórico que incorporou o afeto à sala de aula.
FERRARI, M. Friedrich Froebel. O formador das crianças pequenas.
FERREIRA, Leonardo da Costa. Educação, escola e trabalho: projetos e reformas educacionais entre o Império e a República brasileira (1878-1909). UFF, Niterói-RJ, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: ed. Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática educativa, São Paulo: ed. Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores - estudos avançados, ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra. Disponível em: Carta de Paulo Freire aos professores. Acesso em: 11 nov. 2022.
FREIRE, Paulo. Disponível em: A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. Acesso em: 30 set. 2022.
GENTILE, Fausto Rogerio. O Estado da Arte da Interdisciplinaridade: O constructo Epistemológico de Ivani Fazenda na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985-2015), São Paulo, 2018.
HAAG, Carlos. A elite do saber: estudo analisa perfil intelectual da classe dirigente brasileira, Edição 151, set 2008.
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; MARCHESE, Ederson. O método Montessori na educação e as formas de sociabilidade, IV SIPASE, 2017.
HELERBROCK, Rafael. O conhecimento humano é, normalmente, subdividido em diversas disciplinas.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
KLEIN, Julie Thompson. Interdisciplinarity: history, theory, and practice (Detroit: Wayne State University, 1990).
LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa: monografias, dissertações, teses e livros. - Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2008.
LIRA, A. X. A interdisciplinaridade e o ensino de Matemática: uma visão teórica e a prática atual. Monografia - Universidade Federal da Paraíba- UFPB, João Pessoa- PB, 2011. MACHADO, Nilson José. Interdisciplinaridade e Transversalidade. Disponível em: EVS - Interdisciplinaridade e Transversalidade (Libras) - YouTube , 2019. Acesso em: 26 nov. 2022. UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (UNIVESP). D-28
MAGALHÃES, Natália Mendonça. O limite constitutivo entre o cogito cartesiano e o sujeito da psicanálise construído no texto A Ciência e a Verdade.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. - Fundamentos de metodologia científica, - 5ª edição - São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MARQUES, E. P.; PELICIONI, M. C.F.; PEREIRA, I, M.T.B. Educação Pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade? Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 17, n. 3, 2007.
MATE, Cecília Hanna. Currículo: trajetória de formação - parte 1. Entrevista a pesquisadora Cecília Hanna Mate. Youtube.com.
MILANEZI, P. L. A Participação da Matemática em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Dissertação de mestrado-Faculdade de Educação – UFMG, Belo Horizonte MG, 2006.
MONTALVÃO, Sérgio de Sousa. Gustavo Capanema e o ensino secundário no Brasil: a invenção de um legado. Revista História da Educação (online), 2021 v.25 e108349.
MORAIS, Elda Maria Lopes; SOLER, Leonor Goulart; VALEIRÃO, Kelin. A teoria da experiência de John Dewey. Congresso de Iniciação Científica da universidade federal de Pelotas/RS, 2014.
MOZENA, Erika Regina; OSTERMANN, Fernanda. Dialogando sobre a interdisciplinaridade em Ivani Catarina Arantes Fazenda e alguns dos integrantes do grupo de estudos e pesquisa em interdisciplinaridade da PUC-SP (GEPI) Interdisciplinaridade PUC - São Paulo, nº. 11, pp. 01-151, out. 2017.
OLIVEIRA, E. Interdisciplinaridade - Pedagogia e Educação - Infoescola navegando e aprendendo.
OLIVEIRA, Gerson Pastre de.; MASTROIANNI, Maria Teresa M. R. Resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação com professores polivalentes. Revista Ensaio, v.17, n. 2, p. 455-482 | maio-ago 2015.
OLIVEIRA, Elisandra Brizolla; SANTOS, Franklin Noel. Pressupostos e definições em interdisciplinaridade: diálogo com alguns autores. Interdisc., São Paulo, no. 11, pp. 01-151, out. 2017.
OTTO, Patrícia Aparecida. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas séries iniciais do ensino fundamental I, 2016.
PERIN, C.S.B.; MALAVASI, Silvana. A interdisciplinaridade e a formação do professor: breves considerações, revista int. de Form. de professores (RIFP) Itapetininga v. 4 n.2 p.98-112, abr/jun, 2019.
PIETROCOLA, Maurício; ALVES FILHO, José de Pinho; PINHEIRO, Terezinha de Fátima. Prática Interdisciplinar na Formação Disciplinar de Professores de Ciências. Investigação em ensino de Ciências - V8 (2), pp 131-152,2003.
PINHO, J.M.M. de; et al. O Planejamento Didático Como Instrumento de Garantia de Aprendizagem: Uma Análise Teórica do Trabalho Docente. VI Congresso Nacional de Educação.
REGO, T. C. VYGOTSKY: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO.PETRÓPOLIS, RJ: VOZES 1994.
SANTOS et al. Adesão do cliente hipertenso ao tratamento: análise com abordagem interdisciplinar.
SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagem do processo de ensino e aprendizagem - revista integração jan. Fev. Mai. - 2005, ano XI nº 40 pág. 19-31.
SANTOS, I. da S. F. dos; PRESTES, Reulcinéia Isabel; VALE, Antônio Marques do. Brasil, 1930 - 1961: Escola Nova, LDB e disputa entre Escola Pública e Escola Privada. Revista HISTEDBR on-line Campinas n 22, p 131-149 jun. 2006.
SECO, Ana Paula; AMARAL, Tania C. Iglesias. Marquês de Pombal e a Reforma educacional brasileira.
SILVA, C. V. et al. Os Gêneros Textuais e suas Contribuições para a Interdisciplinaridade em uma turma de 5° Ano Seminário Gepráxis. Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 7, n. 7, p. 5785-5797, maio, 2019.
SOARES Nairim; BERNARDO, Marcelo. 2016. Disponível em: 20 anos da LDB: como a lei mudou a Educação | Nova Escola. Acesso em: 14 nov. 2022.
SOARES, Arlete Zanetti. A Quietude da Educação Brasileira no Silenciar dos Sujeitos.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação v.13 n.39 set/dez 2008.
TONACIO, V. Refletindo A Interdisciplinaridade na Atuação dos Professores da Escola nos anos Iniciais em Martinópolis. Monografia em Licenciatura em Pedagogia, Presidente Prudente, 2018.
VASCONCELOS, J.C.; LIMA, P.V.P.S.; ROCHA, L.A.; KHAN, A.S. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Disponível em: SciELO - Brasil - Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Acesso em 06 nov. 2022.
VIEIRA, Jair Lot. Constituição da República Federativa do Brasil, São Paulo: Edipro, 2019 - (Série Legislação).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.