Novas tecnologias e mediação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83152Palavras-chave:
Esino, Educação, PedagogiaResumo
Esse estudo objetivou discutir a mediação pedagógica e as novas tecnologias, os avanços e as estruturas utilizadas nas práticas de ensino. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura científica sobre diferentes aspectos, funções e propriedades desempenhados pelas novas tecnologias e mediação pedagógica. A discussão perpassa pela complexidade das relações na sociedade atual e as mudanças que ocorrem na educação devido à existência das tecnologias. A escola é vista como um centro de alfabetização tecnológica, que introduz os educandos em uma realidade digitalizada. Os estudiosos citados defendem a ideia de que existem “nativos digitais” e “imigrantes digitais”, os primeiros sendo jovens que nasceram e cresceram com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e os segundos, pessoas que migraram para o mundo digital. Embora muitos estudantes estejam inseridos em um contexto digital, nem todos têm acesso às tecnologias devido às suas condições financeiras. Assim, a escola precisa buscar formas de incluir e promover o acesso dos menos favorecidos ao mundo digital, reinventando seus métodos e utilizando e implementando as TICs como prática pedagógica. A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta integrada na mudança estrutural da ação educativa, permitindo que educadores e educandos aprendam de uma maneira mais significativa e contextual cada assunto que estudam. Por fim, o texto destaca a importância da ressignificação e atualização do papel do professor nesse contexto pós-moderno.
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