O papel do coordenador pedagógico como articulador na formação continuada do professor

Autores

  • Maria Alcione Rodrigues de Sousa Pedagoga, Pós-graduada em psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialista em gestão escolar e coordenação pedagógica. Professora e Coordenadora pedagógica da rede estadual de Miraíma , Ceará

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20721

Palavras-chave:

Ensino, Educação Pedagogia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico como articulador na formação continuada dos professores, buscando investigar as principais atribuições dele, discutindo a importância da formação continuada na melhoria das práticas pedagógicas dos professores. O coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada, estando sempre em busca de novas metodologias, trazendo ideias e práticas que subsidiem os professores com estratégias educacionais, para a melhoria do aprendizado dos discentes. Assim, a pesquisa buscou evidenciar o papel do coordenador pedagógico como um sujeito ativo na articulação destacando a relevância do planejamento participativo de forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos. É importante que o coordenador assumir o papel desse interventor pedagógico na articulação do desempenho pedagógico dos alunos, realizando um trabalho de qualidade dentro da escola. O referente artigo teve como estudos norteadores os autores: Freire (2000), Lück (2009), Oliveira (2013), entre outros; abordando temáticas sobre a importância do planejamento e da formação continuada para os professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 jul. 2022.

GIL, Antônio Carlos, 1946 – Como elaborar projetos de pesquisa -4. ed.- São Paulo: Atlas, 2002.

FARIAS, I. M. S. de et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Porto Alegre: Liber Livro, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

LIB NEO, J. C Organização e de gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIMA, Francisco Anacleto de; SANTOS, J.V. As concepções da prática pedagógica de Freire sobre o olhar na formação profissional a partir da realidade da gestão escolar: uma análise da educação local. In: FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Márcio Bernardino (orgs). Formação de educadores populares no Brasil: encontros e desencontros. -Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2022. 84p.

LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. São Paulo: Fundação Lemann/Editora Positivo, 2009.

OLIVEIRA, J. da S.; GUIMARÃES, M. C. M. O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues, Rio Verde, v. 1, n. 1, p. 95-103, 2013.

PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. [S. l.]: [s. n.], 2002.

SOARES, M. P. do S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Formação, Ceará, v. 5, n. 13, p. 151-171, 2020.

VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político-pedagógico. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2002.

Downloads

Publicado

29.05.2023

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.