As metodologias ativas no ensino de Física: uma análise de publicações referentes ao ensino fundamental e médio

Autores

  • kercia Nunes Silva Graduanda em licenciatura em ciências biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba.
  • Maria Alice Beserra Barbosa Graduanda em licenciatura em ciências biológicas, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba.
  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida Doutora em Ciências da Saúde, professora da Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba
  • Edevaldo da Silva Doutor em Química, professor da Universidade Federal de Campina Grande, Patos, Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83472

Resumo

O histórico de desinteresse dos alunos pela disciplina de física está correlacionado com os métodos convencionais aplicados no ensino. Dessa forma, metodologias ativas tem se mostrado eficazes para o foco e atenção dos alunos, e para o desenvolvimento de outras habilidades e competências previstas na BNCC, tais como senso crítico e criatividade. Considerando tais argumentos, o presente estudo buscou analisar metodologias ativas reportadas na literatura cientifica, utilizadas pelos docentes no ensino de física no ensino fundamental e médio, evidenciando que através de jogos, oficinas, robótica educacional ou atividades prática- experimentais, é possível criar nas aulas de física um ambiente onde os professores estimulem seus discentes a resolverem situações problemas e a participarem ativamente no processo de ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERQUO, Francismar Rimoli; SANTOS, Luiz Gustavo Alvarenga dos. Jogos didáticos digitais: recursos para estimular o ensino e a aprendizagem de Física. Revista Educação Pública, v. 20, nº 43, 10 de novembro de 2020.

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. Jul/Ago 2014, Ano 03, n° 04, p. 1 19-143.

BATISTA, Lara Miguel; CUNHA, Virginia Mara Próspero da. O uso das metodologias ativas para melhoria nas práticas de ensino e aprendizagem. Revista Docent Discunt, Engenheiro Coelho, SP, volume 02, número 1, p. 60-70, 1º semestre de 2021.

CASTILHO, Weimar Silva; OLIVEIRA, Denise Lima; DUTRA, Marco Vinicius Gomes. O ensino de física e a aprendizagem significativa: um kit experimental com arduino para o ensino de queda livre. Experiências em Ensino de Ciências V.15, No.3,2020.

NASCIMENTO, Tuliana Euzébio do; COUTINHO Cadidja. Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de Ciências. Multiciência Online, 2016.

SILVA, Drayton Mário da ; TAVARES, Carla Valéria Ferreira ; SILVA, Adamares Marques da. O uso da tecnologia como meio auxiliar para o ensino da física. CIET EnPED, Congresso internacional de educação e tecnologias,2018.

ESPÍNDOLA, Karen; MOREIRA, Marco Antonio. Relato de uma experiência didática: ensinar física com os projetos didáticos na EJA, estudo de um caso. Experiências em Ensino de Ciências, V1(1), pp. 55-66, 2006.

FONTES, Adriana da Silva; et al. Jogos adaptados para o ensino de física. Ensino, Saúde e Ambiente, 9(3), 2016.

GOMES, Érica Cupertino ; CASTRO, Wênio da Silva; ROCHA, Alexsandro Silvestre. O ensino de física interativo: blog, ferramenta de aprendizagem do século XXI. Revista experiências em ensino de ciências, v. 13 n. 1 ,2018.

LEÃO,Marcelo Franco; KOLCENTI, Gustavo Gonçalves .Metodologias utilizadas para ensinar física no ensino fundamental: uma análise das publicações de 2014 a 2018. Revista South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 8 n. 2 , 2021.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II, 2015.

MOREIRA, Marco Antônio. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2017.

MOURÃO, Matheus Fernandes; SILVA , João Batista da ; SALES, Gilvandenys Leite. Potencialidades do uso de oficinas no ensino de física: análise de uma estratégia para aulas iniciando por práticas experimentais. Revista experiências em ensino de ciências, v. 15 n. 1, 2020.

PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, Maria Cristina do Amaral. Atividades prático experimentais no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34 n. 1,2017.

PEREIRA, Ricardo Francisco ; FUSINATO, Polônia Altoé; NEVES, Marcos César Danhoni. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Conferência: VII ENPEC , 2009.

SANTOS, Carmen Faria; MENEZES, Crediné Silva de. Aprendizagem da Física no Ensino Fundamental em um Ambiente de Robótica Educacional. XI Workshop de Informática na Escola - WIE, 2005.

SEABRA, Maria Emilia Faria; MACIEL, Antônio Marcelo Martins. Ensino de física por projeto: o estudo de termologia em sala de aula favorecendo a alfabetização científica. Experiências em Ensino de Ciências V.14, No.1, 2019.

SILVA, João Batista da; SALES , Gilvandenys Leite ; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 41, nº 4, e20180309, 2019.

SOUSA, Rayane Sabrina dos Reis de. Dificuldades de ensinar de física no ensino fundamental: atividade “correr para aprender” como proposta para o ensino da cinemática. Anais VII CONEDU- Edição Online, 2019.

STUDART, Nelson. Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias ativas.Revista do Professor de Física, v. 3, n. 3, p. 1-24, Brasília, 2019.

Downloads

Publicado

06.02.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2