O ensino, a pesquisa e a extensão no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83153

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Pedagogia

Resumo

Objetivou-se relacionar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e apontar seus desafios perante a nova era tecnológica e a sociedade. À construção deste ensaio teórico, foi efetivada pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica. O trabalho foi realizado mediante consultas de artigos científicos e a elegibilidade do material se deu pela sua relevância e pela congruência com o objeto de estudo, contemplando a tríade ensino-pesquisa-extensão nas universidades. É discutida a importância da sua indissociabilidade na educação superior. Esse princípio está expresso na Constituição Federal de 1988 e foi resultado de uma necessidade de mudança na educação universitária para uma visão de universidade pública gratuita, autônoma, democrática e socialmente ativa. A extensão universitária é uma forma de interação entre a universidade e a comunidade, levando o conhecimento para além dos muros universitários. As atividades extensionistas devem compor, ao menos, 10% da carga horária dos currículos dos cursos de graduação. A relação de ensino e aprendizagem advinda da extensão ocorre por meio de diálogos entre docente, discente e comunidade, permitindo uma troca de conhecimentos e vivências. O desenvolvimento de metodologias de ensino voltadas às práticas sociais ocorre no campo, através de visitas técnicas realizadas pelos discentes sob orientações. A tríade ensino, pesquisa e extensão é imprescindível na comunidade acadêmica nacional e internacional, atingindo dimensões éticas-políticas e didáticas-pedagógicas, voltadas à formação profissional e propagação e produção de conhecimentos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. Um retrato da informática em educação no Brasil. ALMEIDA, A. B.; PAN, M. A. G. S. Contribuições bakhtinianas para o estudo das práticas de leitura e escrita na universidade: autoria, gêneros científicos e identidade profissional. In: Psicologia e educação superior: formação e(m) prática. Curitiba: Juruá, 2017, 75-98.

ALMEIDA, L. E.; PEREIRA, M. N.; OLIVEIRA, V. Governador Valadares (MG) em Extensão: Interfaces para a Dinamização e Instrumentalização do Cenário Extensionista em um Campus Recém-Implantado. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, p. 743-750, 2016.

ALVES, M. F.; MOURA, L. O. B. M. A escrita de artigo acadêmico na universidade: autoria x plágio. Ilha do Desterro, v. 69, 3, p. 77-93, 2016.

ARROYO, D. M. P.; ROCHA, M. S. P. M. L. Meta-avaliação de uma extensão universitária: estudo de caso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. v. 15, n. 2, p. 135-161, 2010.

BATISTA, N. et al. O enfoque problematizador na formação de profissionais da saúde. Revista Saúde Pública, v. 39, n. 2, p. 231-7, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: 1988.

BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 1996.

BRASIL. Câmera de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. DOU nº 243, 19.12.2018, Seção 1, p. 49 e 50.

BECKER, V. T. et al. A pesquisa científica como prática social de resistência das mulheres. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa E Extensão, v. 8, n. 1, p. 349-362, 2020.

CARVALHO, J. Obra completa VI: História das instituições e pensamento político: 1930-c.1957. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, v. 6, 561 p.

CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; RIOS, M. B. As tecnologias na educação: perspectivas freireanas. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2018.

COSTA, I. H. et al. Contribuição da extensão universitária na formação em educação física. Revista Brasileira de Extensão Universitária. v. 13, n. 2, p. 161-172, 2022.

DANIEL, N. M.; VALENTIM, M. L. P. Instituições de Ensino Superior privadas de Angola como mediadoras de conhecimento inovador para o desenvolvimento social e econômico: o caso do Instituto Superior Politécnico Tocoista. In: VIII Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade (8shb) 2019. 2019.

DAVID, C. M., SILVA, H. M. G., RIBEIRO, R. L. S. S. Desafios contemporâneos da educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

FACCO, H. S., DISKA, N. M., SILVA, G. P. As vivências como metodologia de ensino da extensão rural: a aproximação entre estudantes e agricultores para a compreensão da realidade social. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, p. 821-838, 2021.

FARIAS, P. A.M., MARTIN, A., CRISTO, C. S. Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 1, p. 143-50, 2015.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus-AM. 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FUZA, A. F. Objetivismo/subjetivismo em artigos científicos das diferentes áreas: a heterogeneidade da escrita acadêmica. Alfa, v. 61, 3, p. 545-573, 2017.

GUERRA, M. G. G. V; GOMES, C. S. F.; RIBEIRO, W. L. Sala de aula digital e o uso das novas tecnologias na educação: perspectivas freireanas. Diálogos interdisciplinares, v. 9, n. 5, 2020.

GUERREIRO, J. R. G.; BATTINI, O. Novas tecnologias na educação básica: desafios ou possibilidades. III Jornada de Didática: desafios para a docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD, p. 297-307, 2014.

LEITE, K. N. S. et al. Utilização da metodologia ativa no Ensino Superior da saúde: revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v.25, p.133 - 144, 2021.

LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu), v. 21, n. 31, p. 421-34, 2017.

MARTINS, L. M. Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade. Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2015.

MAZZILLI, S.; MACIEL, A. S. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: caminhos de um princípio constitucional. In: Reunião Anual da ANPED, Minas Gerais, v. 33, 2010.

MEDEIROS, J. O.; RIBEIRO, R. C.; SOUSA, M. N. A. Mapa conceitual como ferramenta de aprendizagem: revisão integrativa da literatura. SANARE - Revista de Políticas Públicas, v.19, p. 69-76, 2020.

MEDEIROS, M. M. A Extensão Universitária no Brasil - Um percurso histórico. Revista Barbaquá/UEMS, v. 01, n. 01, p. 09-16, 2017.

NERVO, A. C. S.; FERREIRA, L. F. A importância da pesquisa como princípio educativo para a formação científica de educandos do Ensino Superior. Educação em foco, v. 7, p. 31-40, 2015.

NUNES, A. L. P. F., SILVA, M. B. C. A extensão universitária no Ensino Superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.

OLIVEIRA, C. T. et al. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Periódicos eletrônicos em psicologia, v. 18, n. 2, p. 239-246, 2014.

OLIVEIRA, R. E. et al. A interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação. Avaliação, v. 26, n. 02, p. 377-400, 2021.

RABELO, A. O. A relação entre ensino pesquisa e extensão na formação docente. Revista do curso de pedagogia da universidade FUMEC, n. 25, p. 29-50, 2021.

ROS, C. A. A contribuição das visitas de campo no ensino das ciências agrárias na UFRRJ. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 1, p. 107-122, 2012.

SILVA, M. F.; MENDONZA, C. C. G. A importância do ensino pesquisa e extensão na formação do aluno de Ensino Superior. Revista científica multidisciplinar núcleo do conhecimento. São Paulo, ed. 6; v. 8; p. 119-133, 2020.

SILVA, P. B. A dimensão da extensão nas relações com o ensino e a pesquisa. In: ARAGÃO, R. M. R.; SANTOS NETO, E.; SILVA, P. B. Tratando da indissociabilidade ensino, pesquisa, extensão. São Bernardo do Campo: UMESP, 2000.

SOARES, M.; SEVERINO, A. J. A prática da pesquisa no Ensino Superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação, v. 23, n. 2, p. 372-390, 2018.

SOUSA, M. N. A. et al. Produção e acesso as redes sociais científicas por doutores docentes de Instituição de Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação e Saúde. v.9, n. 2, p.85-93, 2019.

SOUSA, M. N. A. Trilhas Acadêmicas: caminhos para a concepção, execução e publicação de artigos científicos. Curitiba: EDITORA CRV, 2020, v.1. p.140.

SOUZA, E. C. P. et al. A importância da pesquisa científica sob a ótica de discentes de secretariado executivo: antigos dilemas, novos olhares. Revista Capital Científico-Eletrônica (RCCҽ), v. 13, n. 3, p. 61-75, 2015.

TORI, R. Tecnologia e metodologia para uma educação sem distância. Em rede – Revista de Educação a Distância, v. 2, n. 2, p. 44-55, 2015. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/64/82. Acesso em: 27 out. 2022.

ZONTA, G. A.; ZANELLA, A. V. Sentidos da vivência universitária para estudantes com mais de 40 anos. Psicologia em estudo, v. 27, p. 1-14, 2022.

Downloads

Publicado

06.04.2023

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)