O dia a dia do fazer e refazer pedagógico através das atividades lúdicas
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20665Resumo
O presente artigo aponta a importância do lúdico para crianças, quando da participação em atividades escolares para o bom rendimento escolar, bem como, por meio da inclusão permear melhores condições a crianças com dificuldade no ensino-aprendizagem e que sejam desenvolvidas atividades recreativas que visem o engajamento, o fortalecimento do seio escolar, da solidariedade, do comprometimento das crianças envolvidas com as tarefas a serem desenvolvidas no ambiente escolar, também, não só as dificuldades apresentadas para o desenvolvimento escolar, mas o lúdico como um todo, melhorando a qualidade de vida, na condição física, intelectual e emocional de cada criança lhes possibilitando através do meio lúdico a superação de seus desafios. A pesquisa vem trazendo como base bibliográfica principais autores: ALMEIDA (2007) FEIJÓ (1992); VYGOTSKY (1984); entre outros. O texto apresentando uma visão geral sobre o lúdico, continuando apresenta teorias de autores e a aplicação do lúdica a crianças com dificuldade no ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Paulo Nunes. Lingua Portuguesa e Ludicidade: Ensinar Brincando não é Brincar de Ensinar. Pontífica Universidade Católica de São Pulo, PUC/SP – São Paulo 2007.
ALMEIDA, Paulo Nunes. Estatuto da Criança e do Adolescente. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Lei nº 8069/90. MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS. Esplanada dos Ministérios - Bloco “A”, 5º e 9º andares. Brasília. 13 de julho de1990.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil. D.O.U de 05/10/1988. pág. nº 1. Brasília 5 de outubro de 1988.
BROUGÉRE. G. Brinquedos e cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da Aprendizagem. 19 ed. Petrópoolis: Vozes, 1986.
CHATEAU, JEAN. O Jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.
FEIJÓ, O. G. Corpo e Movimento: Uma Psicologia para o Esporte. Rio de Janeiro: ed. Shape, 1992.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3ª Ed.São Paulo: Cortez 1993.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL. CURRÍCULO EM MOVIMENTO. Perspectivas Atuais. Belo Horizonte. Novembro 2010.
SOARES, Edna Machado. A ludicidade no processo de inclusão de alunos especiais no ambiente educacional. 2010. Disponível em: <http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/EMS.2.2010.pdf>. acesso maio
de 2023.
VYGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente, Psicologia e Pedagogia. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª Edição Brasileira – SP. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.