O sentir e o pensar para o exercício da cidadania
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83096Palavras-chave:
Letramento, Linguagem, Aprendizagem, EducadorResumo
Este artigo tem como objetivo partilhar ações voltadas à sensibilização e emoção de alunos de Artes Visuais da Escola Arx Tourinho, rede Municipal de Salvador, Bahia. Investigou-se como as experiências sensíveis dos sujeitos podem contribuir com as práticas de ensino evidenciando o respeito aos próprios instrumentos e o valor da percepção crítica da realidade. Para tanto, foram realizadas aulas vivenciais com alunos do 9º ano, nas quais foi desenvolvida atividade reflexiva, na tentativa de entender quem somos diante da imensidão da natureza e levantar questões sobre mudanças de atitudes perante a sociedade. Foi percebido que os alunos foram tocados por sensação e emoções que despertaram o pensamento crítico-reflexivo. Reflete-se, então, sobre a importância das potencialidades associadas a um conhecimento prévio, relacionada às vivências e às emoções para (re)significar o aprendizado e despertar a consciência crítico-reflexiva.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/educação contemporânea consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
DEWEY, Jonh. Experiência e Educação. 3 ed. São Paulo ed. nacional 1979a
DEWEY, Jonh.. Democracia e Educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira, 3. ed., São Paulo: Companhia Editora Nacional (1979b).
DUARTE JUNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensivel. 2000. 233 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
<http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253464>. Acesso em: 20 set. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
SOUZA, Marise Berta; ALVES, Nádia Pires; CORDEIRO, Poliana Deusa Almeida Juventudes brasileiras: questões contemporâneas / Victor Hugo Nedel Oliveira, Rosane Castilho, org. Educação, Cultura e Juventurde: Experiência sensível nas práticas de artes visuais. Parnaíba, PI: Acadêmica Editorial, 2021, p.127-146.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.