O sentir e o pensar para o exercício da cidadania

Autores

  • Nádia Pires Alves Mestre em Ciências da Educação, Professor Efetivo do Municipio de Itapipoca, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83096

Palavras-chave:

Letramento, Linguagem, Aprendizagem, Educador

Resumo

Este artigo tem como objetivo  partilhar ações voltadas à sensibilização e emoção de alunos de Artes Visuais da Escola Arx Tourinho, rede Municipal de Salvador, Bahia. Investigou-se como as experiências sensíveis dos sujeitos podem contribuir com as práticas de ensino evidenciando o respeito aos próprios instrumentos e o valor da percepção crítica da realidade. Para tanto, foram realizadas aulas vivenciais com alunos do 9º ano, nas quais foi desenvolvida atividade reflexiva, na tentativa de entender quem somos diante da imensidão da natureza e levantar questões sobre mudanças de atitudes perante a sociedade. Foi percebido que os alunos foram tocados por sensação e emoções que despertaram o pensamento crítico-reflexivo. Reflete-se, então, sobre a importância das potencialidades associadas a um conhecimento prévio, relacionada às vivências e às emoções para (re)significar o aprendizado e despertar a consciência crítico-reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/educação contemporânea consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

DEWEY, Jonh. Experiência e Educação. 3 ed. São Paulo ed. nacional 1979a

DEWEY, Jonh.. Democracia e Educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira, 3. ed., São Paulo: Companhia Editora Nacional (1979b).

DUARTE JUNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensivel. 2000. 233 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

<http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253464>. Acesso em: 20 set. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

SOUZA, Marise Berta; ALVES, Nádia Pires; CORDEIRO, Poliana Deusa Almeida Juventudes brasileiras: questões contemporâneas / Victor Hugo Nedel Oliveira, Rosane Castilho, org. Educação, Cultura e Juventurde: Experiência sensível nas práticas de artes visuais. Parnaíba, PI: Acadêmica Editorial, 2021, p.127-146.

Downloads

Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro