O processo de desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com deficiência: superando o discurso da incapacidade
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83468Palavras-chave:
Desenvolvimento cognitivo; Escolarização; Inclusão escolar.Resumo
O presente estudo tem por objetivo compreender a relação entre desenvolvimento humano, aprendizagem e deficiência a partir do olhar social, bem como discutir sobre a superação do discurso da incapacidade, historicamente associado ao sujeito com deficiência com foco na afirmação da inclusão escolar. A metodologia adotada compreendeu uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com uso de um levantamento em textos e demais materiais da área da educação, no sentido de construir um aporte teórico consistente sobre a temática abordada. Com uso da técnica da categorização foi possível elencar três conceitos relevantes para compreensão e elucidação nesse estudo: I - Desenvolvimento Humano e sujeito com deficiência; II - Aprendizagem e sujeito com deficiência; III - Inclusão escolar e sujeito com deficiência. Com os achados foi possível analisar o estudante com deficiência apresenta necessidades e possiblidades e que, independentemente, de alguns obstáculos que a deficiência impõe, isso não evidência ou determina uma incapacidade em todos os aspectos. Concluiu-se que ao estudante com deficiência deve ser dada as condições necessárias para seu desenvolvimento educativo a fim de que a aprendizagem se torne significativa e que a inclusão escolar não seja uma mera utopia que figura ideal em textos legais e normativos no Brasil.
Downloads
Referências
ANTUNES, C. Inclusão: o nascer de uma nova pedagogia. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.
BERNAL, C. de M. F. Desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência: subsídios da abordagem histórico-cultural. Polêm!ca, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 84-91, jan./mar., 2010.
HONORA, M.; FRIZANCO, M.L. E. Esclarecendo as deficiências: aspectos teóricos e práticos para contribuir para uma sociedade inclusiva. 2 reimp. São Paulo: Ciranda Cultural e distribuidora Ltda, 2015.
KLEIN, R.R. A escola inclusiva e alguns desdobramentos curriculares. In: KLEIN, R.R.; HATTGE, M.D. (org.) Inclusão escolar: implicações para o currículo. São Paulo: Paulinas, 2010. cap. 1, p. 11-27.
LIMA, P.A. Educação inclusiva e igualdade social. 1 reimp. São Paulo: Avercamp, 2010.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
MOTA, M. E. da. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v.13, n.2, dez. 2005.
OLIVEIRA, A.A.S. de. Prefácio. In: OLIVEIRA, J.P.de. et al. Perspectivas e contribuições da educação especial para a inclusão escolar. 1 ed. Curitiba, PR: CRV, 2014. p. 9-11.
OMOTE, S. Atitudes sociais em relação à inclusão: recentes avanços em pesquisa. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 24, Edição Especial, p.21-32, 2018.
PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.
PILETTI, N.; ROSSATO, S. M. Psicologia da Aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2018.
SANTOS, I.M. dos. O “direito de ser diferente”: um debate para (re) pensar a inclusão escolar. In: KLEIN, R.R.; HATTGE, M.D. (org.) Inclusão escolar: implicações para o currículo. São Paulo: Paulinas, 2010. cap. 2, p. 29-50.
VIGOTSKI, L.S. Fundamentos de defectologia. Madri, ES: Machado Libros, 2012.
XAVIER, A. S. Psicologia do desenvolvimento. 4 ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.