O processo de desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com deficiência: superando o discurso da incapacidade

Autores

  • Luciana de Jesus Botelho Sodré Santos Mestra em Educação, Professora do Atendimento Educacional Especializado pela rede estadual de educação, São Luís, Maranhão. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Formação de Professor, saberes e práticas de ensino da Universidade Estadual do Maranhão.

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83468

Palavras-chave:

Desenvolvimento cognitivo; Escolarização; Inclusão escolar.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo compreender a relação entre desenvolvimento humano, aprendizagem e deficiência a partir do olhar social, bem como discutir sobre a superação do discurso da incapacidade, historicamente associado ao sujeito com deficiência com foco na afirmação da inclusão escolar. A metodologia adotada compreendeu uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com uso de um levantamento em textos e demais materiais da área da educação, no sentido de construir um aporte teórico consistente sobre a temática abordada. Com uso da técnica da categorização foi possível elencar três conceitos relevantes para compreensão e elucidação nesse estudo: I - Desenvolvimento Humano e sujeito com deficiência; II - Aprendizagem e sujeito com deficiência; III - Inclusão escolar e sujeito com deficiência. Com os achados foi possível analisar o estudante com deficiência apresenta necessidades e possiblidades e que, independentemente, de alguns obstáculos que a deficiência impõe, isso não evidência ou determina uma incapacidade em todos os aspectos. Concluiu-se que ao estudante com deficiência deve ser dada as condições necessárias para seu desenvolvimento educativo a fim de que a aprendizagem se torne significativa e que a inclusão escolar não seja uma mera utopia que figura ideal em textos legais e normativos no Brasil.

 

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Publicado

06.02.2023