Importância da formação continuada no ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22324Palavras-chave:
Professor, Aperfeiçoamento, Tecnologias digitaisResumo
Nos dias atuais ser professor é sempre estar aberto ao diálogo, estabelecer relações de cooperação e, consequentemente, agir com sensibilidade e autonomia, isto é, sentir-se habilitado para enfrentar conflitos e dilemas éticos diante da profissão; Este estudo buscou analisar a importância da formação continuada e o uso das tecnologias digitais no ensino de geografia; Para tanto, como metodologia baseou-se em análise de pesquisa bibliográfica, natureza básica e uma abordagem qualitativa. Para encontrar evidencias cientificas sobre o tema efetuou-se uma busca por revistas, livros e artigos científicos através dos bancos de dados: Scielo e google acadêmico. O trabalho do professor constitui peça fundamental na sociedade, novas tecnologias surgem para melhorar e ressignificar o ensino, sobretudo o de geografia e novas interpretações estão em curso possibilitando o acesso a outras fontes de informações com os aplicativos de celular, os drones, a fotogrametria. As tecnologias digitais têm papel fundamental na construção do conhecimento, pois elas estão em constante evolução, além de sua eficiência em termos do processo ensino-aprendizagem; É de fundamental importância que os professores tenham uma boa formação para atuar com autonomia principalmente quando se trata do ensino de geografia.
Downloads
Referências
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2004.
GUERRERO, Ana Lúcia de Araújo. Contribuições da teoria da atividade para a formação continuada de professores de Geografia. In: CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006.
HYPOLITTO, Dineia. Repensando a Formação Continuada. Disponível em: http://br.geocities.com/. Acesso: 29 jan. 2024.
MARTINS, R. E. M. W. O desafio da pesquisa na formação e na prática docente do professor de geografia. In: Anais do XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Fortaleza/CE: EdUECE.
NÓVOA, Antônio. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1997.
OLIVEIRA, C. O., et al. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. 2015. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/11019-Texto%20do%20artigo-39666-1-10-20151207.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.
POZO, Juan Inácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In: SALGADO Maria Umbelina Caiafa, AMARAL, Ana Lúcia. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília; Ministério da Educação. 2008. Cap. 1, p. 29.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.