Importância da formação continuada no ensino de geografia

Autores

  • Francisca Ferreira Gomes Doutora em Ciências da Educação, professora de Geografia da Escola do Campo Padre Henrique Alves Borges, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22324

Palavras-chave:

Professor, Aperfeiçoamento, Tecnologias digitais

Resumo

Nos dias atuais ser professor é sempre estar aberto ao diálogo, estabelecer relações de cooperação e, consequentemente, agir com sensibilidade e autonomia, isto é, sentir-se habilitado para enfrentar conflitos e dilemas éticos diante da profissão; Este estudo buscou analisar a importância da formação continuada e o uso das tecnologias digitais no ensino de geografia; Para tanto, como metodologia baseou-se em análise de pesquisa bibliográfica, natureza básica e uma abordagem qualitativa. Para encontrar evidencias cientificas sobre o tema efetuou-se uma busca por revistas, livros e artigos científicos através dos bancos de dados: Scielo e google acadêmico. O trabalho do professor constitui peça fundamental na sociedade, novas tecnologias surgem para melhorar e ressignificar o ensino, sobretudo o de geografia e novas interpretações estão em curso possibilitando o acesso a outras fontes de informações com os aplicativos de celular, os drones, a fotogrametria. As tecnologias digitais têm papel fundamental na construção do conhecimento, pois elas estão em constante evolução, além de sua eficiência em termos do processo ensino-aprendizagem; É de fundamental importância que os professores tenham uma boa formação para atuar com autonomia principalmente quando se trata do ensino de geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2004.

GUERRERO, Ana Lúcia de Araújo. Contribuições da teoria da atividade para a formação continuada de professores de Geografia. In: CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006.

HYPOLITTO, Dineia. Repensando a Formação Continuada. Disponível em: http://br.geocities.com/. Acesso: 29 jan. 2024.

MARTINS, R. E. M. W. O desafio da pesquisa na formação e na prática docente do professor de geografia. In: Anais do XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Fortaleza/CE: EdUECE.

NÓVOA, Antônio. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1997.

OLIVEIRA, C. O., et al. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. 2015. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/11019-Texto%20do%20artigo-39666-1-10-20151207.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.

POZO, Juan Inácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In: SALGADO Maria Umbelina Caiafa, AMARAL, Ana Lúcia. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília; Ministério da Educação. 2008. Cap. 1, p. 29.

Downloads

Publicado

08.03.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro