O ensino da geografia em tempos de pandemia

Autores

  • Francisca Ferreira Gomes Colégio do Campo Padre Henrique Alves Borges

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22016

Palavras-chave:

COVID-19, Tecnologia, Ensino-aprendizagem, Estudante

Resumo

O artigo em questão se propõe a discutir o ensino de geografia em tempos de pandemia em escola da rede pública estadual em Humildes, BA. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisas bibliográficas, análise de livros, revistas e artigos científicos nos bancos de dados Scielo e Google acadêmico relacionados a abordagem tecnológica educativa e entornos virtuais de caráter qualitativo, de natureza básica analisando os fatos e fenômenos ocorridos no contexto da atividade do professor. Um dos grandes desafios enfrentado pela sociedade atual refere-se ao contágio provocado pelo novo coronavírus Covid-19, que afetou diversos setores da economia mundial acarretando consequências econômicas, políticas e sociais, trazendo inevitavelmente ao centro do debate educacional o uso das tecnologias educacionais pelo distanciamento e isolamento social. A pandemia foi responsável em 165 países incluindo o Brasil, por milhares de escolas fechadas e mais 1,5 bilhão de estudantes, o que representou 91% do total do alunado do planeta e 60,3% dos professores distantes das salas de aulas, cenário que não se repetia desde a Segunda Guerras Mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Diante dessa nova realidade, governos estaduais e municipais depararam-se com a necessidade de concentrar esforços para situações de aprendizagem remota na modalidade de ensino híbrido, ou seja, aulas presenciais mediadas pela tecnologia como forma de implementar a educação. Diante disso, foi demandada, por parte dos professores, principalmente os de geografia do Ensino Médio, em Humildes, Feira de Santana-BA, a capacidade de experimentar, inovar e sistematizar esse conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, cujo uso, para muitos, era até desconhecido. Na ausência de uma política nacional de enfrentamento pelo governo federal, o setor educacional inseriu em seus contextos metodológicos as aulas remotas. Apesar dos esforços empregados, o sistema de ensino tem esbarrado na fragilidade da educação, evidenciando as desigualdades sociais e tecnológicas e o quanto estamos distantes de um patamar de equidade no acesso e atendimento a educação de qualidade. 

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Referências

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Publicado

18.12.2023