O ensino da geografia em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22016Palavras-chave:
COVID-19, Tecnologia, Ensino-aprendizagem, EstudanteResumo
O artigo em questão se propõe a discutir o ensino de geografia em tempos de pandemia em escola da rede pública estadual em Humildes, BA. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisas bibliográficas, análise de livros, revistas e artigos científicos nos bancos de dados Scielo e Google acadêmico relacionados a abordagem tecnológica educativa e entornos virtuais de caráter qualitativo, de natureza básica analisando os fatos e fenômenos ocorridos no contexto da atividade do professor. Um dos grandes desafios enfrentado pela sociedade atual refere-se ao contágio provocado pelo novo coronavírus Covid-19, que afetou diversos setores da economia mundial acarretando consequências econômicas, políticas e sociais, trazendo inevitavelmente ao centro do debate educacional o uso das tecnologias educacionais pelo distanciamento e isolamento social. A pandemia foi responsável em 165 países incluindo o Brasil, por milhares de escolas fechadas e mais 1,5 bilhão de estudantes, o que representou 91% do total do alunado do planeta e 60,3% dos professores distantes das salas de aulas, cenário que não se repetia desde a Segunda Guerras Mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Diante dessa nova realidade, governos estaduais e municipais depararam-se com a necessidade de concentrar esforços para situações de aprendizagem remota na modalidade de ensino híbrido, ou seja, aulas presenciais mediadas pela tecnologia como forma de implementar a educação. Diante disso, foi demandada, por parte dos professores, principalmente os de geografia do Ensino Médio, em Humildes, Feira de Santana-BA, a capacidade de experimentar, inovar e sistematizar esse conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, cujo uso, para muitos, era até desconhecido. Na ausência de uma política nacional de enfrentamento pelo governo federal, o setor educacional inseriu em seus contextos metodológicos as aulas remotas. Apesar dos esforços empregados, o sistema de ensino tem esbarrado na fragilidade da educação, evidenciando as desigualdades sociais e tecnológicas e o quanto estamos distantes de um patamar de equidade no acesso e atendimento a educação de qualidade.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Deleuse Russi de. O Aluno Virtual: perfil e motivação. Universidade do Saul de Santa Catarina, Florianópolis. 2007. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/11278/1/88701_Deleuse.pdf. Acesso em: 22 ago. 2023
BOLZAN, Regina de Fátima Fructuoso de Andrade. O conhecimento tecnológico e o paradigma educacional. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 1998. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/158192/137987.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 30 ago. 2023
CAVELLUCCI. Lia Cristina Barata. Estilos de aprendizagem: em busca das diferenças individuais. Disponível: https://academius.com.br/portal/images/stories/953/estilos_de_aprendizagem.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Censo Demográfico. Rio de Janeiro. IBGE. 2020.
Organização Mundial da Saúde. A experiência internacional com os impactos da COVID-19 na educação. 2020 Disponível em: <https://nacoesunidas.org/artigo-a-experiencia-internacional-com-os-impactos-da-covid-19-na-educacao/>. Acesso em: 23 ago. 2023
PRESSE, France. Unesco: metade dos estudantes do mundo sem aulas por contas da Covid-19. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/03/18/unesco-unesco-metade-dos-estudantes-do-mundo-sem-aulas-por-conta-da-covid-19.ghtml Acesso em: 22 ago. 2023
TRICATE, Myriam. A educação a distância contra a pandemia. PEA UNESCO. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br/2020/03/25/educacao-a-distancia-unesco/>. Acesso em: 20 ago. 2023
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.