Utilização de ferramentas digitais no ensino remoto de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20905Palavras-chave:
Educação, Formação docente, Ciências BiológicasResumo
A educação formal é fundamental na formação de cidadãos, tornando-os responsáveis por suas atitudes e valores morais, em busca de uma equidade social. Com a pandemia da Codid-19 no ano de 2020, o setor educacional teve que adaptar-se ao método de ensino remoto, visando diminuição do contágio pelo vírus. Desta forma, buscaram-se métodos para viabilização e suporte ao processo de ensino-aprendizagem, com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O presente trabalho objetivou entender a importância e as contribuições das ferramentas digitais na formação docente desenvolvido no município de Areia-PB, Nordeste do Brasil, cujo público-alvo foram os residentes egressos do edital 2020-2022 do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa qualificou-se como quali-quantitativa para abranger as considerações dos residentes, sendo realizada a coleta de dados por meio de questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas. Com a utilização das ferramentas digitais tornou-se possível traçar estratégias para mediação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem permitindo aos graduandos visualizar, compreender, e aplicar diferentes metodologias e recursos em suas práticas.
Downloads
Referências
BARBOSA, V.A. A importância da utilização de ferramentas digitais no ensino fundamental. Especialização em educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018.
BARROSO, F.; ANTUNES, M. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e Debate em Educação, Minas Gerais. v.5, n.1, p.124-131, 2015.
BELLONI, M.L. Educação a distância e inovação tecnológica. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro. v.3, p.187-198, 2005.
BORGES, M.O.; FALCADE M.E.C. As tecnologias digitais na escola e a formação docente: representações, apropriações e práticas. Actualidades Investigativas en Educación, San José. v.14, n.3, p.479-301, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Básica. Diretrizes Curriculares. Brasília, 2013, p. 01-561. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2022.
CORDEIRO, K.M.A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: <https://dspace.sws.net.br/jspui/handle/prefix/1157> Acesso em: 07 out. 2022.
COUTO, E.S.; COUTO, E.S.; CRUZ, I.M.P. #fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces científicas. Aracaju, v.8, n.3, p.200-217, 2020. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777> Acesso em: 25 ago. 2022.
FONSECA, A.G.M.F. Ferramentas digitais e escola: Estudo de uma proposta pedagógica. Revista Observatório, v.5, n.3, p.293-316, 2019.
MELLO, D.E.; MORAES, D.A.F.; FRANCO, S.A.P.; ASSIS, E.F.; POTOSKI, G. O programa residência pedagógica-experiências formativas no curso de pedagogia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 518-535, 2020.
MOURA, A. Aprendizagem móvel e ferramentas digitais para inovar em sala de aula. Jornadas Virtuais: vivências práticas das tecnologias educativas, Coimbra. p.75-94, 2016.
PEDROSO, C.V. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2009, Paraná. Anais… Paraná: PUCPR, 2009. p.3182-3190.
ROCHA, J.D.T.; NOGUEIRA, C.R.M. Formação docente: uso das tecnologias como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório. Tocantins. v.5, n.6, p.578-596, 2019.
SANTOS, D.S. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): uma abordagem no ensino remoto de Química e Nanotecnologia nas escolas em tempos de distanciamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, Brasília. v.2, n.7, p.15-25, 2021.
SILVA, Â.C. Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro. v.19, n.72, p.527-554, 2011.
SILVEIRA, R.M.C.F.; BAZZO, W. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência & Educação (Bauru), São Paulo. v.15, n.3, p.681-694, 2009.
SOUZA, K.R.; KERBAUY, M.T.M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, São Paulo. v.31, n.61, p. 21-44, 2017.
VASCONCELOS, M.L.M.C. Formação docente e qualidade da educação: um binômio inseparável. Verbum-cadernos de pós-graduação. n.4, p.4-10, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.