As relações entre teoria e prática em cursos de licenciatura em ciências biológicas e em química

Autores

  • Gabriela Luisa Schmitz Doutora em Educação em Ciências, professora da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul
  • Jaiane de Moraes Boton Doutora em Educação em Ciências, professora substituta no Departamento de Ensino/CE/UFSM, Santa Maria
  • Luiz Caldeira Brant Tolentino-Neto Doutor em Educação, professor da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83465

Palavras-chave:

Formação de professores, dimensões formativas, Ciências da natureza, Ciências exatas

Resumo

A partir da década de 1930, até os dias atuais, foram desenvolvidos diferentes modelos epistemológicos que regem as licenciaturas, desde o modelo da racionalidade técnica até a epistemologia da prática. Este estudo buscou descrever como a relação entre as dimensões teórica e prática, a partir da análise de projetos pedagógicos de cursos (PPC) de licenciatura em Ciências Biológicas e licenciatura em Química do estado do Rio Grande do Sul, são previstas nos documentos dos cursos. Para tanto, foi desenvolvido um estudo qualitativo, documental no qual os dados foram analisados segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Desses dados emergiram quatro categorias analíticas: Articulação entre Teoria e Prática, Construção da identidade docente, Pesquisa, e Equilíbrio entre Teoria e Prática. Os resultados ressaltam a importância da articulação entre as dimensões da formação docente, da apropriação do futuro professor da sua identidade profissional e demonstrando que uma dimensão não deve ser priorizada em detrimento da outra.

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Publicado

06.02.2023

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