Possibilidades formativas para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83397Palavras-chave:
formação acadêmica, pedagogia, formar docenteResumo
O que caracteriza um bom professor é, talvez, uma das grandes questões da pedagogia. Uma consistente formação acadêmica certamente estará dentre os consensos. Da mesma forma, nos parece que não há mais dúvidas de que não é somente essa titulação que irá caracterizar o professor, pois muitas dessas propriedades nascem e se desenvolvem em experiências de vida e em sua própria atuação profissional. A fim de colaborar com esse debate, este estudo investigou o que é necessário para ser professor. Baseados no livro Professores: Imagens do futuro presente de autoria de António Nóvoa, indagamos diferentes personagens do universo da formação de professores (discentes, professores, pesquisadores) quais seriam as características inerentes aos professores. A partir disso, vimos pelas diferentes falas dos sujeitos que as características que qualificam um professor são: conhecimento didático-pedagógico, relacionamento interpessoal, conhecimento específico da matéria de ensino, atualização, envolvimento, conhecimento humano, metodologia e tecnologia. Sabemos, também que essas características não se esgotam e não são únicas, mas que são importantes para a qualificação profissional.
Downloads
Referências
ALMEIDA, P. C. A.; BIAJONE, J.. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa [online], São Paulo, vol. 33, n. 2, p. 281-295, mai-ago. 2007. ISSN 1517-9702.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 2002b.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015b.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. (2019). Resolução CNE/CP N. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, seção: 1: 46.
CARLESSO, J. P. P.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem na Concepção de Profissionais da Área da Saúde. Research, Society and Development, v. 9, p. 143911821, 2020.
COLESEL, K. F. .; BAGIO, V. A. O bom professor universitário de Ciências Biológicas: uma revisão integrativa. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 6, p. 718–736, 2022. DOI: 10.15536/reducarmais.6.2022.2843.
CONTRERAS, J.. Autonomia de professores. Tradução Sandra Trabuco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002. 296p. ISBN 85-249-0870-X.
FLICK, U.. Qualidade na pesquisa qualitativa. Coleção Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, Artmed, 2009.
GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARCELO-GARCIA, C.. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. ISBN 84-89607-06-0.
NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NUNES, C. M. F.. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade. Campinas, v. 22, n. 74, p. 27-42, 2001.
SEVERINO, A. J.. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2007.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed., Petrópolis/RJ: Vozes, 2014. ISBN 978-85-326-2668-4.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.