Possibilidades formativas para a formação de professores

Autores

  • Jaiane de Moraes Boton Professora da rede particular de ensino. Professora substituta no Departamento de Ensino/CE, Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Luísa Schmitz Professora da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto Professor no Departamento de Ensino/CE, Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83397

Palavras-chave:

formação acadêmica, pedagogia, formar docente

Resumo

O que caracteriza um bom professor é, talvez, uma das grandes questões da pedagogia. Uma consistente formação acadêmica certamente estará dentre os consensos. Da mesma forma, nos parece que não há mais dúvidas de que não é somente essa titulação que irá caracterizar o professor, pois muitas dessas propriedades nascem e se desenvolvem em experiências de vida e em sua própria atuação profissional. A fim de colaborar com esse debate, este estudo investigou o que é necessário para ser professor. Baseados no livro Professores: Imagens do futuro presente de autoria de António Nóvoa, indagamos diferentes personagens do universo da formação de professores (discentes, professores, pesquisadores) quais seriam as características inerentes aos professores. A partir disso, vimos pelas diferentes falas dos sujeitos que as características que qualificam um professor são: conhecimento didático-pedagógico, relacionamento interpessoal, conhecimento específico da matéria de ensino, atualização, envolvimento, conhecimento humano, metodologia e tecnologia. Sabemos, também que essas características não se esgotam e não são únicas, mas que são importantes para a qualificação profissional.

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Publicado

06.02.2023

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