Impactos da pandemia na formação técnica em instituição na região do cariri cearense: uma visão discente

Autores

  • Sebastião Erailson de Sousa Santos Especialista em Educação Continuada e a Distância, professor da FATEC Cariri, Ceará
  • Sebastião Sampaio Ribeiro Especialista em Educação Continuada e a Distância, professor da FATEC Cariri, Ceará
  • Denise Magalhães Azevedo Feitoza Especialista em Educação Ambiental, professora da FATEC Cariri, Ceará
  • Maíres Alves Cordeiro Especialista em Gestão Empresarial, Comunicação e Marketing, Servidora Pública
  • Gabriella Priscilla Soares dos Santos Especialista em Geografia e Meio Ambiente, professora da Rede Pública Estadual do Ceará
  • Claudiane de Sá Rodrigues Especialista em Ensino de Física, professora da FATEC Cariri, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83229

Palavras-chave:

Ensino, COVID-19, Aulas práticas

Resumo

A pandemia da COVID-19, trouxe uma nova dinâmica ao processo de ensino-aprendizagem, visto que alterou as práxis educacionais. As atividades educacionais, foram atingidas e limitadas, com as medidas de restrição e distanciamento social, impossibilitando as aulas presenciais. O presente estudo teve por objetivo avaliar e analisar os impactos sofridos por estudantes de uma instituição devido à ausência de aulas práticas durante a pandemia da corona vírus e como se deu o aprendizado por meio do ensino remoto. Participaram da pesquisa 88 discentes de uma Instituição de Ensino Técnico localizada no município de Juazeiro do Norte, estado do Ceará. A coleta de dados foi entre os meses de fevereiro e abril de 2021, via Google Formulário. Os dados reportaram que um terço dos alunos consideraram o ensino-aprendizagem remota como abaixo do esperado, sugerindo fragilidades e dificuldades durante a pandemia. Os alunos consideram as aulas práticas indispensáveis ou de grande importância para seu curso técnico, o que indica que a falta dessas práticas durante a pandemia pode ter prejudicado seu desenvolvimento e aprendizagem.

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Referências

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Publicado

04.04.2023

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