Impactos da pandemia na formação técnica em instituição na região do cariri cearense: uma visão discente
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83229Palavras-chave:
Ensino, COVID-19, Aulas práticasResumo
A pandemia da COVID-19, trouxe uma nova dinâmica ao processo de ensino-aprendizagem, visto que alterou as práxis educacionais. As atividades educacionais, foram atingidas e limitadas, com as medidas de restrição e distanciamento social, impossibilitando as aulas presenciais. O presente estudo teve por objetivo avaliar e analisar os impactos sofridos por estudantes de uma instituição devido à ausência de aulas práticas durante a pandemia da corona vírus e como se deu o aprendizado por meio do ensino remoto. Participaram da pesquisa 88 discentes de uma Instituição de Ensino Técnico localizada no município de Juazeiro do Norte, estado do Ceará. A coleta de dados foi entre os meses de fevereiro e abril de 2021, via Google Formulário. Os dados reportaram que um terço dos alunos consideraram o ensino-aprendizagem remota como abaixo do esperado, sugerindo fragilidades e dificuldades durante a pandemia. Os alunos consideram as aulas práticas indispensáveis ou de grande importância para seu curso técnico, o que indica que a falta dessas práticas durante a pandemia pode ter prejudicado seu desenvolvimento e aprendizagem.
Downloads
Referências
ANDRADE, E. G. R. de; Et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 2018.
CARVALHO, S. M. G. de; PIO, P. M. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: SP. Atlas, 2010.
HU, B., HUANG, S., LIU, C. et al. The Impact of COVID-19 Pandemic on the Teaching and Learning of Medical Laboratory Majors in China. Med. Sci. Educ. 30, 1343–1348 (2020). https://doi.org/10.1007/s40670-020-01170-5
Pons, D. J., & Brown, J. E. (2021). The COVID-19 pandemic: Transforming education. Journal of Chemical Education, 98(8), 2473-2478. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.1c00358
SANTANA-FILHO, M. M. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID-19. Revista Tamoios, 2020.
SILVA, M. C. F. A importância das aulas práticas no ensino técnico. Revista de Educação Técnico Profissional, v. 1, n. 1, p. 45-52, 2019.
SOUZA, L. dos S. A cultura maker na educação: perspectivas para o ensino e a aprendizagem de matemática / Laís dos Santos Souza. -- Valparaíso, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.