Ensinar-aprender on-line na opinião de estudantes do ensino médio integrado durante e pós-COVID-19: desafios e perspectivas

Autores

  • Valdenildo Pedro da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte, IFRN

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83228

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem on-line, COVID-19, Ensino Técnico integrado

Resumo

Durante a pandemia do COVID-19, as instituições de educação profissional e tecnológica adotaram, de forma repentina, o ensino on-line como o método de ensino dominante para o ensinar-aprender mediado por tecnologias digitais, propulsoras de desafios e de perspectivas. O estudo busca compreender desafios e perspectivas do ensinar-aprender on-line na opinião de estudantes de um curso técnico de nível médio integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, do Campus Natal Central situado em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Para alcançar o objetivo estabelecido, foi realizado um estudo transversal, qualitativo e descrito com 26 estudantes. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes tem sérias reservas sobre o ensinar-aprender on-line, pois permitiu a falta de concentração devido a distrações e a afazeres domésticos, falta de aulas práticas, de interações sociais, de estabilidade socioemocional e elevado número de atividades escolares. Os achados do estudo apontam, também, com perspectivas de inovação digital para os ambientes da educação profissional e tecnológica no pós-COVID-19.

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04.04.2023

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