Possibilidades formativas para a prática reflexiva

Autores

  • Mateus Souza de Oliveira Doutorando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA)

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83396

Palavras-chave:

Práticas Docentes, Métoodo de Ensino Tradicional, Ação-Reflexão

Resumo

O presente estudo teve como objetivo suscitar um diálogo teórico sobre quais os caminhos podem ressignificar as atuais práticas docentes. Assim, foi produzida uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo exploratória. Nessa lógica, a abordagem metodológica desta pesquisa tem como fundamento as teorias de pensadores que se assemelham a nossa proposta de investigação, sendo eles: Dewey, Freire, Pimenta e Tardif  e seus trabalhos bastantes significativos nessa área que versam sobre a prática docente. Os resultados desta pesquisa revelam que não basta ser um professor que explane aos conceitos específicos de forma tradicional (método de ensino tradicional), sem nenhuma reflexão sobre como esses conceitos são assimilados pelos estudantes. Dessa forma, compreendemos que é preciso exercer uma função de mediador do conhecimento que busque entender os caminhos percorridos por cada estudante. Mas, para que isso aconteça é preciso que o professor esteja sempre inserido no movimento formativo da ação-reflexão que mobiliza as práticas reflexivas.

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Publicado

06.02.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro