Possibilidades formativas para a prática reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83396Palavras-chave:
Práticas Docentes, Métoodo de Ensino Tradicional, Ação-ReflexãoResumo
O presente estudo teve como objetivo suscitar um diálogo teórico sobre quais os caminhos podem ressignificar as atuais práticas docentes. Assim, foi produzida uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo exploratória. Nessa lógica, a abordagem metodológica desta pesquisa tem como fundamento as teorias de pensadores que se assemelham a nossa proposta de investigação, sendo eles: Dewey, Freire, Pimenta e Tardif e seus trabalhos bastantes significativos nessa área que versam sobre a prática docente. Os resultados desta pesquisa revelam que não basta ser um professor que explane aos conceitos específicos de forma tradicional (método de ensino tradicional), sem nenhuma reflexão sobre como esses conceitos são assimilados pelos estudantes. Dessa forma, compreendemos que é preciso exercer uma função de mediador do conhecimento que busque entender os caminhos percorridos por cada estudante. Mas, para que isso aconteça é preciso que o professor esteja sempre inserido no movimento formativo da ação-reflexão que mobiliza as práticas reflexivas.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
CAMPOS, Silmara de; PESSOA, Valda Inês Fontenele. Discutindo A Formação de Professoras e de Professores com Donald Schon. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (Org.) Cartografias do trabalho docente: professor(a) – pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 183-206.
COSTA, Gercimar Martins Cabral; OLIVEIRA, Mayllon Lyggon; GOMES, Suely Henrique de Aquino. aprendizagem reflexiva: o aluno como protagonista em sua formação, um estudo teórico REEDUC. v. 7 n. 3, set/dez , 2021. p. 141-154.
DEWEY, John. Como pensamos. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1953.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e Formação de Professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed., Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, Mateus Souza de. Formação continuada com tecnologias digitais: ensino de funções quadráticas. Curitiba: Appris, 2022.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ARMED, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
ZEICHNER, Kenneth M. LISTON, Daniel P. Reflective teaching. New York: Routledge, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.