A formação de professores para atuar no ensino superior brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83099Palavras-chave:
Educação, Formação, ProfessorResumo
A educação brasileira sofreu inúmeras mudanças decorrentes das demandas sociais ao longo das ultimas décadas. Nesse contexto, a formação de professores é foco da pesquisa sobre quais são as percepções dos professores frente a todas as demandas que surgem com esta nova configuração educacional e o papel das Instituições de Ensino superior neste contexto. Este artigo apresenta um estudo de revisão bibliográfica com a temática a formação de professores para atuar no ensino superior brasileiro.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças C.; PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº9394. Brasília, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF, MEC /UNESCO, 2000. 288p.
GATTI. Bernardete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. IN: Revista Brasileira de Formação de Professores – RBFP, ISSN 1984-5332 - v. 1, n. 1, p.90-102, Maio, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Didática no ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. 3. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração e interpretação dos dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIBÂNEO, Jose Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Revista Educ. Soc. v. 25, n. 89, Campinas, set./dez. 2004.
PAQUAY, Léopold et al. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed.rev. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PERRENOUD, Philippe. Dez competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PLANO Nacional de Educação. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano-nacional-de-pos-graduacao/pnpgs-anteriores>. Acesso em: 04 maio 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. São Paulo: Editora Cortez, 1995.
SAVIANI, Dermeval. Da LDB ao novo Plano Nacional de Educação. São Paulo: Autores Associados, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1987.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002.
SEVERINO, Francisca Eleodora Santos. (org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.