Gênero e sexualidade nos espaços escolares rurais

Autores

  • Antoniel Gomes Filho Mestre em Educação (UFC), pesquisador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (NepecBio – URCA/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (G-Pense – UPE/CNPq), professor da Universidade Regional do Cariri, Campos Sales.
  • Cicero Magerbio Gomes Torres Pós-doutor (UECE) e Doutor em Educação (UFC), lider do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (NepecBio – URCA/CNPq), professor da Universidade Regional do Cariri, Crato.

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21646

Palavras-chave:

Diversidade Humana, Escola, Zona Rural

Resumo

Estudos no campo educacional tem buscado compreender como as questões de gênero e sexualidade emergem nos espaços escolares. Observa-se que, as pesquisas têm sido desenvolvidas em sua maioria nos espaços escolares urbanos, ao passo que, os espações escolares rurais e suas dinâmicas em relação ao gênero e sexualidade tem sido mais pontual, o que aponta para um campo de pesquisa em potencial. Assim, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre as publicações em gênero e sexualidade nos espaços escolares rurais entre os anos de 2022-2023. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura, com foco na narração dos artigos selecionados para análise. Com base no material analisado pode-se apontar que: questões de gênero e sexualidade são emergentes nos espaços escolares rurais, implicando a compreensão das dinâmicas próprias destes espaços; há dificuldades encontradas pelos professores/as no que tange as práticas pedagógicas em sala de aula sobre as temáticas de diversidade, gênero e sexualidade, demandando, portanto, processos de formação continuada.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Thyanne Michelle Ferreira; FLORES, Fulvio Torres. DIVERSIDADE SEXUAL: PERSPECTIVAS DOCENTES EM UNIDADES ESCOLARES RURAIS DE SÃO RAIMUNDO NONATO (PIAUÍ, BRASIL). Linguagens, Educação e Sociedade, v. 27, n. 53, p. 374-401, 2023.

BARBOSA SANTOS, Welson; MACHADO VIEIRA, Mauro; DE OLIVEIRA ALVES, Denise. GÊNERO E SEXUALIDADE NA DINÂMICA ESCOLAR CAMPESINA. Revista Foco (Interdisciplinary Studies Journal), v. 16, n. 1, 2023.

BROFMAN, Paulo Roberto. A importância das publicações científicas. Revista Telfract, v. 1, n. 1, 2018.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. Currículo sem fronteiras, v. 3, n. 1, p. 60-81, 2003.

CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do colégio brasileiro de cirurgiões, v. 34, p. 428-431, 2007.

CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. 3. Ed. São Paulo: Editora Ática, 1995.

DA SILVA, Luciane Olegario; SCHWENDLER, Sônia Fátima. Gênero e sexualidade na escola do campo: desafios e possibilidades da prática docente. Horizontes, v. 40, n. 1, p. e022035-e022035, 2022.

DE FREITAS CARDOSO, Elisandra Carneiro; SANTOS, Welson Barbosa; FALEIRO, Wender. Escola da Terra no estado de Goiás: uma proposta interdisciplinar do debate de gênero para o currículo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 7, p. e13831-e13831, 2022.

DIAS, Alfrancio Ferreira; DE OLIVEIRA, Danilo Araujo; DE SANTANA SANTOS, Madson. Uma revisão sistematizada da produção do conhecimento sobre corpo, gênero, sexualidades na educação. Universidade Federal da Paraíba. Revista Temas em Educação, v. 27, n. 2, p. 119, 2018.

FURLANETTO, Milene Fontana et al. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos de pesquisa, v. 48, p. 550-571, 2018.

HOHENDORFF, Jean Von. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Manual de produção científica, p. 39-54, 2014.

LOURO, Guacira Lopes. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1997.

MARQUES, Marta Inez Medeiros. O conceito de espaço rural em questão. Terra livre, n. 19, 2002.

NAVARRO, Zander. Meio século de transformações do mundo rural brasileiro e a ação governamental. Revista de Política Agrícola, v. 19, n. 5, p. 107, 2010.

SANTANA, Clara Gomes; MESSIAS, Franciele Reis; PINHO, Maria Jose Souza. Gênero, sexualidade e escola: o que e quem tem pesquisado na educação básica?. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 1, n. 1, p. e202106-e202106, 2021.

SCHWENDLER, Sônia Fátima; VIEIRA, Else RP. Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil. Cadernos Pagu, p. e226404, 2022.

VIANNA, Claudia Pereira et al. Gênero, sexualidade e educação formal no Brasil: uma análise preliminar da produção acadêmica entre 1990 e 2006. Educação & Sociedade, v. 32, p. 525-545, 2011.

ZERBINATI, João Paulo; DE TOLEDO BRUNS, Maria Alves. Sexualidade e Educação: revisão sistemática da literatura científica nacional. Travessias, v. 11, n. 1, p. 76-92, 2017.

Downloads

Publicado

10.10.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro