Ensino de Ciências em territórios e espaços rurais e do campo no Brasil

Autores

  • Antoniel Gomes Filho Mestre em Educação (UFC). Pesquisador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (NepecBio – URCA/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (G-Pense – UPE/CNPq). Professor da Universidade Regional do Cariri, Campos Sales-CE
  • Cicero Magerbio Gomes Torres Pós-doutor (UECE) e Doutor em Educação (UFC). Lider do NepecBio – URCA/CNPq. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri, Crato-CE
  • Tadeu Lucas de Lavor Filho Universidade Estadual do CearáDoutor e Mestre em Psicologia (UFC). Pesquisador no Laboratório de Psicologia em Subjetividades e Sociedade (LAPSUS/UFC). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (UECE/RENASF), Fortaleza-CE

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22012

Palavras-chave:

Escola do Campo, Desenvolvimento Terriórial Rural, Práticas Docentes

Resumo

As relações entre o Ensino de Ciências e os territórios e espaços rurais e do campo brasileiros é fundamental para a efetivação e ampliação do direito a educação dos povos do campo. Os aspectos territoriais são atravessados por questões culturais e especificidades socioeconômicas que atravessam as escolas do campo, o currículo local e as práticas docentes. O presente estudo tem como objetivo: apresentar uma reflexão sobre o ensino de ciência em territórios e espaços rurais e do campo. Metodologicamente, realizou-se uma revisão bibliográfica em perspectiva narrativa. Foram selecionados materiais bibliográficos cuja temática principal foi o Ensino de Ciências; os conceitos de Território e Espaço; Educação do Campo, e, estudos que apresentam relatos de experiência e práticas em Ensino de Ciências nas Escolas do Campo. Pode-se considerar que as escolas do campo, muitas vezes apresentam falta de (infra)estrutura e recursos financeiros para subsidiar um trabalho docente que proporcione maior protagonismo dos estudantes. Todavia, o trabalho de professoras e professores no cotidiano escolar busca superar essas adversidades, no intuído de promover uma prática pedagógica mais ativa do estudante, através de atividades práticas e lúdicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTZIK, Franciele; ZANDER, Leiza Daniele. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. @rquivo Brasileiro de Educação, v. 4, n. 8, p. 31-38, 2016.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CRUZ, Fernanda Mara.; FAGUNDES, Mauricio César Vitória. Educação no campo e seu desenvolvimento. Monografia [Especialização em Educação do Campo] - Universidade Federal do Paraná, 2011.

KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo. Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 4. 2002.

LIMA, G. H. et al. O uso de atividades práticas no ensino de ciências em escolas públicas do município de Vitória de Santo Antão - PE. Rev. Ciênc. Ext. v.12, n.1, p.19-27, 2016.

MACHADO, Cláudia Pinto. (Org.). Ensino de ciências [recurso eletrônico]: práticas e exercícios para a sala de aula. Caxias do Sul, RS: Educs, 2017.

NHALEVILO, Emilia Zulmira Afonso. Currículo local: uma oportunidade de emancipação. Revista e-Curriculum, v. 11, n. 1, p. 23-34, 2013.

PEREIRA, Rômulo Jorge Batista et al. Método tradicional e estratégias lúdicas no ensino de Biologia para alunos de escola rural do município de Santarém-PA. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 02, p. 106-123, 2020.

PINHEIRO, Maria do Socorro Dias. Os anos finais do ensino fundamental, em territórios rurais da Amazônia paraense, um estudo sobre a organização do ensino e as práticas curriculares em movimento. Tese [Doutorado em Educação] Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

POZO, Juan Ignacio.; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ROTHER, Edna Therezinha. Revisão sistemática versus revisão narrativa. Editorial. Acta Paul Enferm, v. 20, n. 2, 2007.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica a uma geografia a uma geografia crítica. 6. ed. São Paulo: Editora da USP, 2004.

SAQUET, Marcos Aurelio; SILVA, Sueli Santos da. Milton Santos: concepções de geografia, espaço e território. Geo Uerj, v. 2, n. 18, p. 24-42, 2008.

SILVA, Aldefran Anderson da; ALVES, Leonardo Alcântara. As pesquisas científicas sobre ensino de Ciências Naturais na Educação do Campo: revisão literária. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-15, 2022.

SILVA, Flávia Almeida; YAMAZAKI, Sérgio Choiti. A importância da cultura no ensino de Ciências. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, 2018.

SILVA, Gessica Macêdo da. Abordagem de casos investigativos como uma perspectiva do ensino de Ciências no contexto da escola do campo de uma zona rural do Estado do Piauí. Dissertação [Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática] Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão-SE, 2023.

SILVA JUNIOR, Luiz Carlos. Jogo de tabuleiro como ferramenta de ensino em botânica na educação básica na área rural em Goiás. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica) Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí, 2023.

Downloads

Publicado

18.12.2023