Relação família e escola e ensino remoto no CMEI Vera Lúcia Simão Salem em Codó – MA

Autores

  • Semilla Rodrigues Soares Pereira Barbosa Pedagoga. Professora da rede pública municipal de educação – Codó-MA
  • Cristiane Dias Martins da Costa Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão
  • Francisco da Silva Paiva Mestre em Políticas Públicas. Técnico em Assuntos Educacionais – IFMA. Professor da rede pública municipal de Codó-MA

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22337

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A parceria entre família e escola vem se tornando cada vez mais importante no desenvolvimento do aluno. Foram várias as dificuldades enfrentadas por causa do distanciamento social devido a Pandemia do Covid-19, as escolas também sofreram as consequências desse isolamento e para que os alunos não ficassem prejudicados foi necessário adaptar o ensino presencial para o ensino remoto. O objetivo desta pesquisa é de analisar como se deu a parceria entre família e escola durante o ensino remoto no CMEI Vera Lúcia Simão Salem em Codó, MA. O art. 2º da LDB, Lei no 9.394/1996, diz que a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Utilizamos a abordagem qualitativa para a elaboração desta pesquisa. A pesquisa está organizada em dois momentos: a fundamentação teórica e a pesquisa de campo, onde foi elaborado um questionário (Apêndice 3) com 10 (dez) questões, 06(sete) abertas e 04 (três)fechadas, direcionada as professoras (es) do turno matutino da escola. Uma das maiores dificuldades que a escola enfrentou foi o fato de que nem todas as famílias possuíam acesso à internet e nem aparelhos celulares, o que dificultava tanto o trabalho dos professores quanto na aprendizagem dos alunos. A partir da pesquisa realizada, podemos concluir que o distanciamento social gerou várias dificuldades, mas também trouxe possibilidades de um novo modelo de ensino. Tanto as (os) professoras (es) quanto as famílias tiveram que se reinventar, para que não houvesse prejuízos no contexto educacional das crianças.

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Referências

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08.03.2024

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