Relação família e escola e ensino remoto no CMEI Vera Lúcia Simão Salem em Codó – MA

Autores

  • Semilla Rodrigues Soares Pereira Barbosa Pedagoga. Professora da rede pública municipal de educação – Codó-MA
  • Cristiane Dias Martins da Costa Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão
  • Francisco da Silva Paiva Mestre em Políticas Públicas. Técnico em Assuntos Educacionais – IFMA. Professor da rede pública municipal de Codó-MA

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22337

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A parceria entre família e escola vem se tornando cada vez mais importante no desenvolvimento do aluno. Foram várias as dificuldades enfrentadas por causa do distanciamento social devido a Pandemia do Covid-19, as escolas também sofreram as consequências desse isolamento e para que os alunos não ficassem prejudicados foi necessário adaptar o ensino presencial para o ensino remoto. O objetivo desta pesquisa é de analisar como se deu a parceria entre família e escola durante o ensino remoto no CMEI Vera Lúcia Simão Salem em Codó, MA. O art. 2º da LDB, Lei no 9.394/1996, diz que a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Utilizamos a abordagem qualitativa para a elaboração desta pesquisa. A pesquisa está organizada em dois momentos: a fundamentação teórica e a pesquisa de campo, onde foi elaborado um questionário (Apêndice 3) com 10 (dez) questões, 06(sete) abertas e 04 (três)fechadas, direcionada as professoras (es) do turno matutino da escola. Uma das maiores dificuldades que a escola enfrentou foi o fato de que nem todas as famílias possuíam acesso à internet e nem aparelhos celulares, o que dificultava tanto o trabalho dos professores quanto na aprendizagem dos alunos. A partir da pesquisa realizada, podemos concluir que o distanciamento social gerou várias dificuldades, mas também trouxe possibilidades de um novo modelo de ensino. Tanto as (os) professoras (es) quanto as famílias tiveram que se reinventar, para que não houvesse prejuízos no contexto educacional das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, E. L.; BARBOZA, R. J. A importância da parceria entre a família e a escola para a formação e desenvolvimento do indivíduo. revista científica eletrônica da pedagogia, São Paulo, n. 30, p. 1-21,2018.

ATAÍDE, A. S.; SILVA, Alene, M. F. S.; SILVA, Marcelo, R. S. da. Um estudo preliminar sobre o impacto da covid-19 na educação básica: o olhar da família sobre os desafios do ensino remoto. Educação como (re) Existência: mudanças, conscientizações e conhecimentos. Maceió-AL, p. 1-9, 2020.

BATISTA. C. K. M. A mediação pedagógica no ensino remoto: possibilidades e desafios enfrentados pelo docente na educação infantil. Caicó, 2022.

BIET, B. P; SOARES, H. C. C. A importância da família no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. 2018, p. 14. Artigo (Curso de Pedagogia da Faculdade Atenas) – Faculdade Atenas.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htmAcesso em: 15 de jan de 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL.9394/1996.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Municipal de Educação – PME. Codó, 2015.

Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1 (1): 122-134, 2014.

CUNHA, F. S; FERST, E. M; BEZERRA, N. F. O ensino remoto na Educação Infantil: desafios e possibilidades no uso dos recursos tecnológicos. Revista educar mais, v.5, n. 3, p. 570-582, 2021.

GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T; Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS.2009, p. 120 – Porto Alegre: Editora da UFRGS.

GOMES, K. C. A; SILVA, C. de J; BATALHA, T. V; PORTO, A. M. A. Metodologias ativas de aprendizagem: Desafios e possibilidades para a formação continuada de professores no contexto do ensino remoto. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.7, n.12, dec. 2021

GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.

LOPES, I. Aulas on-line durante a pandemia. Revista Científica Educação, v.4, n.8, outubro/2020.

MONSORES, H. L.; SOUSA, G. S.C. DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma análise sob uma perspectiva freireana nas políticas e na educação. Revistas práticas em educação infantil. Vol. 6, n. 7. 2021.

MONTENEGRO, R. M. B; MATOS, E. O. F; LIMA, M. S. L. Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-10, 2021.

OLIVEIRA, M. M. J. As dificuldades docentes em tempos de pandemia. Estratégias e políticas. São Paulo, nov. 2020.

OLIVEIRA, P.C.; PERES O. J.; AZEVEDO, X. G. Parceria entre família e escola no desenvolvimento do aluno durante a pandemia de covid19. - REEDUC – UEG, v. 7, n. 1, jan./abr. 2021.

PRANDI, L. R.; LEITE, C. A. R.; RUIZ, E. C. Família e escola: uma parceria indispensável no processo de ensino e aprendizagem. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 14, n. 2, p. 217-233, jul./dez. 2014.

RAMOS, S; CORDEIRO, J. K. R. Desafios do professor da educação infantil no contexto da pandemia Covid-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, 2022.

RIBEIRO, E. A; DINIZ, R. R. P; CHAER, G. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.

SANTOS, A. K. A. Educação infantil e ensino remoto: a participação das famílias na aprendizagem das crianças em tempos de pandemia. Caicó, 2021.

SANTOS, E. C; SANTOS, R. F. F. WhatsApp como ferramenta de comunicação entre professores e alunos em tempos de aulas remotas: uso e suas implicações. SIMEDUC – 2021.

SANTOS, L. R. dos; TONIOSSO, J. P. A importância da relação escola-família.

SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, S. O.; ALVES, L H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021.

SOUSA, Jacqueline Pereira de. A importância da família no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. 2012, p. 20. Artigo (Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - INESC – Instituto de Estudos Superiores do Ceará, Fortaleza.

SOUSA, Kelly Guimarães; BARBOSA, Miria Faria; SILVA, Rosa Jussara Bonfim: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: Um artigo original. Anais do 3° Simpósio de TCC, das faculdades FINOM e Tecsoma. 2020; 1396- 1412.

VENTURINI, J. C; SILVA, M. Z; NEZ, E. Quali x Quanti – Quanti x Quali: Desevendando Mitos e verdades sobre as Abordagens na Pesquisa em Ciências Contábeis. 2018, p. 28, julho. São Paulo.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas,2005.

Downloads

Publicado

08.03.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)