TDICs, Docência e Projeto de Robótica na Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20659Resumo
Este capítulo se concentra em evidenciar o uso das tecnologias digitais na educação básica e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. Parte da experiência concreta de professores atuantes no projeto de robótica na escola pública, em uma Escola Municipal localizada no município de Timon-MA, para tecer uma reflexão sobre as possibilidades e desafios do uso das tecnologias digitais na Educação Básica. A formação continuada dos professores se mostrou um fator preponderante no emprego das tecnologias digitais no cotidiano escolar dada a limitação infraestrutural da instituição de ensino.
Downloads
Referências
ANDRADE, Ana Paula Rocha de. O uso das tecnologias na educação: computador e internet. 2011.
ARANHA, Simoni Dália de Gusmão, et al. Práticas de ensino e tecnologias digitais. v. 3. Campina Grande, PB, 2018. – (Coleção Ensino e Aprendizagem).
ALVES, Daian Péricles. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
BACICH; TANZI NETO; TREVISANI. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BARBOSA, A. C. F. Da cibercultura à escola: tecnologias digitais, proinfo e ensino de história. 2023.
BREVIÁRIO, Álaze Gabriel do. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba: Appris, 2020.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Comunicação. Tradução: Vera Lúcia Mello Josceleyne. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
Cristina Magro, Victor Paredes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
DE MELO SANTANA, S.; ROAZZI, A.; MARIA DAS GRAÇAS, B. Paradigmas do desenvolvimento cognitivo: uma breve retrospectiva. Estudos de psicologia, v. 11, n. 1, p. 71-78, 2006. ISSN 1413-294X.
DE SOUZA, Emanuele Nogueira et al. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A GESTÃO ESCOLAR E AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 4, n. 4, p. e443017-e443017, 2023.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A. e PERNAMBUCO, M. M. E. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DIAS, F. O desenvolvimento cognitivo no processo de aquisição de linguagem. Letrônica, v. 3, n. 2, p. 107-119, 2010. ISSN 1984-4301.
FERRARI, D. F. M. Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem. 2014.
FERREIRA, S. H. A.; BARRERA, S. D. Ambiente familiar e aprendizagem escolar em alunos da educação infantil. Psico, v. 41, n. 4, p. 12, 2010. ISSN 0103-5371.
FURQUIM, D. O que são metodologias ativas e como elas influenciam o ensino. Escolas Disruptivas, 13 ago. 2019. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologiasinovadoras/o-que-sao-metodologias-ativas-ecomo-elas-influenciam-o-ensino. Acesso em: 19 abri. 2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOMES, R. C. S.; GHEDIN, E. O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget e suas implicações a educação científica. Anais... In.: VIII ENPEC–Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 5-9, 2011.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. 5. reimp. São Paulo: Atlas, 2007.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MACHADO, R. et al. Ler, escrever e programar: atividades essenciais para o desenvolvimento cognitivo na era da informação. Sánchez, J.(2016) Editor. Nuevas Ideas en Informática Educativa, v. 12, p. 511-516, 2016.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução
MOREIRA KENSKI, V. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista diálogo educacional, v. 4, n. 10, 2003. ISSN 1518-3483.
OLIVEIRA, Cristiane Tavares Casimiro de. Novas tecnologias aplicadas à educação. São Paulo: SENAC São Paulo, 2018.
PÁDUA, Elisabete Matallo M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. São Paulo: Papirus, 2019.
PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Editora Feevale, 2013.
ROSA, Selma dos Santos. Modelos pedagógicos e EaD: influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Jundiaí, SP: Paco, 2016.
SANTOS, Clodoaldo Almeida dos. Tecnologias digitais da informação e comunicação no trabalho docente. Curitiba: Appris, 2017.
SILVA, Danielle Gonzaga da; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. Compreensão docente sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Tecnodocência. Quaestio – Rev. de Est. em Educação, v. 23, n. 2, 2021. Disponível em: . Acesso em: 18 abril .2023.
SILVA, L. D. A. e ZANON, L. B. A experimentação no ensino de Ciências. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália M. R. De (Org.). Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. São Paulo, Ed. CAPES/UNIMEP, p.120- 153, 2000.
SOUSA, Robson Pequeno de, et al. Teorias e práticas em tecnologias educacionais. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2016.
SOUSA, Robson Pequeno de, et al. Teorias e práticas em tecnologias educacionais. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2016.
TEIXEIXA, Clarissa Stefani, et al. Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. v. 5. São Paulo: Blucher Open Access, 2020.
VOLPATO, G. Jogo, brincadeira e brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar. Annablume, 2018. ISBN 8584100725.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.