A atuação do programa residência pedagógica: experiências exitosas dos residentes de licenciatura em Química no IFMA

Autores

  • Lusinete da Costa Fonte Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Codó
  • Alvaro Itauna Schalcher Pereira Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT/IFMA)
  • Francisco Adelton Alves Ribeiro Doutor em Biotecnologia. Mestre em Engenharia da Computação e Sistemas, Professor do EBTT/IFMA, Campus Codó
  • Jose Weliton Aguiar Dutra Químico, mestrando em Química pelo Programa de Pós-graduação em Química, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Lidiane da Silva Araújo Doutora em Química, Professora do EBTT/IFMA, Campus Codó
  • Josielta Alves dos Santos
  • Joselson Rodrigues da Silva Graduada em Licenciatura em Química (IFMA), Campus Codó
  • Floriza Gomide Sales Rosa Graduado em Licenciatura em Química (IFMA). Professor do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20894

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Educação, Formação docente, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo consiste em relatos de experiência de graduandos do Programa Residência Pedagógicos (RP)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Os futuros professores residentes, que atuaram nos turnos matutino e vespertino, foram os sujeitos da pesquisa, os quais relataram suas experiências exitosas no respectivo programa de Formação docente inicial a partir de questionamentos dos pesquisadores. O objetivo desse estudo foi mapear as contribuições adquiridas pelos residentes pedagógicos para sua formação docente no cenário pandêmico no período de 2020-2022 por meio da catalogação e exposição de motivos apresentados. Nota-se que as atividades do Ensino Remoto Emergencial, a partir das práticas educativas desenvolvidas, associadas aos projetos integradores, caracterizando um relato imparcial, democrático, pedagógico, didático, ou seja, um relato de reviravolta e adaptação servindo para reafirmar que as políticas públicas especificas na área de Educação reforçam aos sistemas educativos. Salienta-se que o planejamento era composto por coordenadora, preceptores e residentes, posto que as situações vivenciadas otimizaram o engajamento entre os atores do programa, servindo para mostrar à sociedade a capacidade dos futuros professores em enfrentar desafios, tendo em vista que a Educação precisa ser vivenciada com ou sem Pandemia.

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Referências

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31.05.2023

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