A contribuição da Educação Ambiental Crítica no processo de ressignificação das práticas educativas ambientais na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22644

Palavras-chave:

Ambientalismo, Crise ambiental, Dimensão epistêmica, Inacabamento, Quadro de referência

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a contribuição da Educação Ambiental Crítica (EAC) no processo de ressignificação das práticas educativas ambientais desenvolvidas pelos professores na escola. Para tanto, adotou-se como composição teórica os autores do campo da EAC, assim como o recorte de uma pesquisa de doutoramento realizada no ano de 2019, no município de Porto Velho, estado de Rondônia, cuja proposição se deu a partir da construção de um Quadro de Referência para a construção e/ou avaliação de projetos educativos ambientais sob a perspectiva crítica. A discussão empreendida aponta para duas grandes tendências teóricas que têm representado a Educação Ambiental (EA) no Brasil nas últimas décadas. De um lado, práticas que se destacam pela perspectiva comportamentalista, liberal e conservadora, cujas ações definem o fazer ambiental por meio de mudanças de comportamentos sociais, propaladas, em sua grande maioria, em ativismos ecológicos. Em oposição, ainda de maneira tímida, práticas que almejam uma cultura ambiental popular, crítica e emancipatória. A ausência de um teor argumentativo e prático em relação a EA escolar, de maneira inconteste, reflete a necessidade de ressignificar essas práticas educativas na escola. Como inferência, defende-se a emergência de uma racionalidade ambiental que imprima valores socioambientais éticos, novas formas de compreensão do mundo e a contestação dos modelos econômicos.

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Biografia do Autor

Paulo Cesar Gastaldo Claro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, professor Associado D da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho – RO.

Magda Regina Dias Farias

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro – RJ.

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Publicado

11.05.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro