Laboratórios científicos na educação básica: Uma análise das instituições de ensino estaduais do centro sul sergipano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83461

Resumo

Este estudo objetivou levantar e analisar o número de laboratórios de Ciências nas instituições de ensino da Educação Básica da rede estadual de Sergipe que compõem a Diretoria Regional de Educação 02 (DRE – 02). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2020 através do site oficial da Secretaria Estadual de Educação de Sergipe. O universo amostral foi constituído por 48 escolas, onde se constatou que apenas 19% (nove escolas) possuíam laboratório, o que indica um dispêndio acerca do processo de ensino dos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza na maioria das instituições de ensino. Assim, são perceptíveis as disparidades concernentes à presença de laboratórios de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josean Santos Nascimento, Professor de Ciências e Biologia, Secretário de Estado da Educação de Alagoas

 Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Tiradentes. Integrante do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE/PPED/UNIT/ CNPQ). Especialista em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Especialista em Metodologia de Ensino de Biologia e Química. Professor de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Ensino de Alagoas.

Referências

ALMEIDA, M. S. B. Importância do uso de laboratório nas aulas experimentais como recurso didático no processo ensino-aprendizagem de Biologia. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, Curitiba, v. 1, 2014.

AVELLAR, R, da C. Laboratório de Ciências das Escolas Públicas de João Pessoa. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: notas estatísticas. Brasília, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base – Ensino Médio. Brasília: 2017.

CARVALHO, W. R. Utilização do Laboratório para o Ensino de Ciências e Biologia: condicionantes e fatores limitantes. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade do Estado do Amazonas, Tefé, 2019.

DANTAS, W. T. Laboratório de Ciências como ferramenta didática nas escolas públicas de Barra do Garças. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Curso de Ciências Biológicas, Pontal do Araguaia, 2019.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

FLORES, J.; SAHELICES, M. C. C.; MOREIRA, M. A. El laboratório em la enseñanza de las Ciências: Uma visión integral en este complejo ambiente de aprendizaje. Revista de Investigación, Caracas, v. 33, n. 68, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 31 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 3, 2009.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

PEREIRA, B. B. Experimentação no ensino de Ciências e o papel do professor na construção do conhecimento. Cadernos da FUCAMP, Monte Carmelo, v. 9, n. 11, 2010. Disponível em:

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTANA, S. de L. C. O ensino de Ciências e os laboratórios escolares no Ensino Fundamental. Vittalle – Revista de Ciências da Saúde, Uruguaiana, v. 31, n. 1, 2019.

Downloads

Publicado

06.02.2023