Formação docente continuada para priorização do currículo e reorganização da aprendizagem na alfabetização em contextos emergentes brasileira

Autores

  • Ozana Lins Siqueira Almeida Mestre em Educação. Professora contratada da Universidade Estadual do Maranhão, Professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão
  • Daiane Lago Marinho Barboza Especialização em Gestão Escolar e Alfabetização e Letramento, mestranda em Educação Universidade Federal do Maranhão. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão
  • Rosangela dos Santos Rodrigues Mestre em Educação. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20892

Palavras-chave:

Ensino, Educação

Resumo

Esse estudo trata do recorte de investigação sobre como tem se dado a formação continuada de professores no que se remete à reorganização da aprendizagem e priorização do currículo na alfabetização em contextos emergentes. Desenvolveu-se, portanto, uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, em que se propôs trazer à reflexão os principais desafios presentes no processo de reestruturação das redes de ensino municipais em tempos de pandemia. Informações coletadas na pesquisa realizada registram informações sobre que ações têm sido implementadas para equacionar dada situação. Os resultados evidenciaram a formação continuada como basilar ao trabalho pedagógico dos professores no atendimento às demandas de priorização curricular que se propuseram a minimizar os impactos causados pela pandemia Covid-19 na aprendizagem dos estudantes.

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Publicado

31.05.2023

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