Educação ambiental no ensino fundamental: problematizando o ensino nas escolas públicas

Autores

  • Bianca Souza da Fonseca Engenheira Ambiental (UNINILTON LINS)
  • Eloy dos Santos Silva Pós-graduação em Linguagens. Membro do Grupo de pesquisa A Geomática na Construção Civil, nos Transportes e no Meio Ambiente - Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Ana Caroline Rego Moreira Engenheira Ambiental (UNINILTON LINS). Membro do grupo de pesquisa da UEA/CNPQ
  • Antonio Estanislau Sanches Coordenador Membro do Grupo de pesquisa A Geomática na Construção Civil, nos Transportes e no Meio Ambiente - Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Aline dos Santos Atherly Pedraça Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS-Paraguay. Membro do grupo de pesquisa da UEA/CNPQ
  • Valma Reis Mota Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS-Paraguay. Membro do grupo de pesquisa da UEA/CNPQ.

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20411

Palavras-chave:

Ambiente Escolar, Ensino Fundamental, Temas transversais

Resumo

A Educação Ambiental é fundamental para a sociedade, pois forma cidadãos ambientalmente responsáveis, e o cenário ambiental global encontra-se em estado de degradação preocupante, portanto, a implementação da Educação Ambiental nas escolas é indispensável, e considerada uma das maneiras mais eficazes de alcançar uma sociedade sustentável. Este estudo teve como objetivo discutir a importância da Educação Ambiental incluída no ambiente escolar e expor os desafios da qual a mesma sofre ao ser executada, em uma escola pública localizada na cidade de Manaus/AM. Dentro deste propósito, a metodologia utilizada neste estudo foi exploratória e levantamento de dados através de visita no local, com aplicação de questionário contendo perguntas objetivas e discursivas aos alunos, professores e coordenadora da Escola Estadual Prof.ª Lenina Ferraro da Silva. Foi observado que a escola Estadual Prof.ª Lenina Ferraro da Silva apresenta problemáticas quanto a divulgação e aplicabilidade do tema na escola, e não apresenta práticas voltadas ao meio ambiente. Vale destacar que a escola, depois da família é o grupo social onde as crianças se inspiram e aprendem, por isso deve-se começar pela escola a o saber e a educação para uma sociedade mais sustentável.

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Publicado

31.05.2023

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