Educação ambiental no ensino fundamental: problematizando o ensino nas escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.20411Palavras-chave:
Ambiente Escolar, Ensino Fundamental, Temas transversaisResumo
A Educação Ambiental é fundamental para a sociedade, pois forma cidadãos ambientalmente responsáveis, e o cenário ambiental global encontra-se em estado de degradação preocupante, portanto, a implementação da Educação Ambiental nas escolas é indispensável, e considerada uma das maneiras mais eficazes de alcançar uma sociedade sustentável. Este estudo teve como objetivo discutir a importância da Educação Ambiental incluída no ambiente escolar e expor os desafios da qual a mesma sofre ao ser executada, em uma escola pública localizada na cidade de Manaus/AM. Dentro deste propósito, a metodologia utilizada neste estudo foi exploratória e levantamento de dados através de visita no local, com aplicação de questionário contendo perguntas objetivas e discursivas aos alunos, professores e coordenadora da Escola Estadual Prof.ª Lenina Ferraro da Silva. Foi observado que a escola Estadual Prof.ª Lenina Ferraro da Silva apresenta problemáticas quanto a divulgação e aplicabilidade do tema na escola, e não apresenta práticas voltadas ao meio ambiente. Vale destacar que a escola, depois da família é o grupo social onde as crianças se inspiram e aprendem, por isso deve-se começar pela escola a o saber e a educação para uma sociedade mais sustentável.
Downloads
Referências
BIGOTTO, A. C. Educação ambiental e o desenvolvimento de atividades de ensino na escola pública. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.
BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário oficial da união, Brasília, 28 abr. 1999.
CARNEIRO, B. S.; OLIVEIRA, M. A. S.; MOREIRA, R. F. Educação Ambiental na escola pública. Revista brasileira de educação ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 11, n. 1, p. 25-36, março. 2016. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1893>. Acesso em: 14 de out. de 2021.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e prática. São Paulo: Gaia, 1992. 399 p.
EFFTING, Tânia Regina. Educação ambiental nas escolas públicas: Realidade e Desafios. 2007. 90 f. Monografia (Pós Graduação em “Latu Sensu” Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2007.
ESPÍNDOLA, Paula; SANTOS, Priscila. A educação ambiental na educação infantil. 2009. 60 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Pindamonhangaba, Pindamonhangaba, 2009.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologias. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002. 173 p.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: UNESP, 2000. 134 p.
GRZEBIELUKA, Douglas; KUBIAK, Izete; SCHILLER, Adriane. Educação ambiental: a importância deste debate na educação infantil. Revista monografias ambientais – REMOA, Santa Maria, v.13, n.5, dez. 2014, p.3881-3906. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/viewFile/14958/pdf> . Acesso em: 15 out. 2021.
HUTCHISON, D. Educação ecológica: ideias sobre consciência ambiental/David Hutchison; trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 176 p.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 118, p. 189-206, mar. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf>. Acesso em: 11 de out. de 2021.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2010. 107 p. v. 292.
SCHMIDT, M.A.; GARCIA, T.M.B.; HORN, G. (org). Diálogos e perspectivas de investigação. Ijuí: UNIJUÍ, 2008. 336 p. v. 1.
VIRGENS, Rute Almeida. A educação ambiental no ambiente escolar. 2011. 26 f. Monografia (Licenciatura em Biologia à distância) – Universidade de Brasília-UNB, Luziânia, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.