Cantando, brincando, interagindo e educando: uma prática na educação infantil

Autores

  • Francisco da Silva Paiva Mestre em Políticas Públicas – UFPI. Professor de Educação Infantil – Centro Municipal de Educação Infantil - Verá Lucia Simão Salém

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22638

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na Creche Vera Lucia Simão Salém, localizada na cidade de Codó-MA. O trabalho foi desenvolvido durante os anos 2022 e 2023. A realização desta pesquisa é resultado do meu trabalho como docente e dos registros realizados neste período como docente. Como docente sempre tive o hábito de anotar observações sobre os alunos e sobre as turmas, pois, nesse período fiquei trabalhando como professor de Horário Pedagógico (o professor que fica na turma no dia pedagógico do professor titular da turma), nesta condição foi possível trabalhar com turmas diferentes o que facilitou a realização de diferentes registros. Analisados a partir de diferentes pressupostos teóricos, os registros avulsos ganharam corpo e por isso tomei a decisão de compartilhar com o público. O objetivo é compartilhar os registros da minha prática para uma reflexão mais ampliada sobre as práticas e os debates sobre a educação infantil, infância, crianças, interações, brincadeiras e desenvolvimento infantil.

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Referências

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Publicado

11.05.2024

Edição

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