Cantando, brincando, interagindo e educando: uma prática na educação infantil

Autores

  • Francisco da Silva Paiva Mestre em Políticas Públicas – UFPI. Professor de Educação Infantil – Centro Municipal de Educação Infantil - Verá Lucia Simão Salém

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22638

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na Creche Vera Lucia Simão Salém, localizada na cidade de Codó-MA. O trabalho foi desenvolvido durante os anos 2022 e 2023. A realização desta pesquisa é resultado do meu trabalho como docente e dos registros realizados neste período como docente. Como docente sempre tive o hábito de anotar observações sobre os alunos e sobre as turmas, pois, nesse período fiquei trabalhando como professor de Horário Pedagógico (o professor que fica na turma no dia pedagógico do professor titular da turma), nesta condição foi possível trabalhar com turmas diferentes o que facilitou a realização de diferentes registros. Analisados a partir de diferentes pressupostos teóricos, os registros avulsos ganharam corpo e por isso tomei a decisão de compartilhar com o público. O objetivo é compartilhar os registros da minha prática para uma reflexão mais ampliada sobre as práticas e os debates sobre a educação infantil, infância, crianças, interações, brincadeiras e desenvolvimento infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, H. A Condição Humana. 10º ed. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2000.

BRASIL. Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: L9394 (planalto.gov.br). acesso em 10 de jan. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2023. Disponível em: download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2022.pdf. Acesso em 20 de out. 2023.

PIAGET, J. O desenvolvimento do pensamento: equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imitação e representação. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

LACAN, J. O seminário - livro 2 - o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

SCHUCMAN, V. (2012) ENTRE O “ENCARDIDO”, O “BRANCO” E O “BRANQUÍSSIMO”: Raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: schucman_corrigida.pdf (usp.br). acesso em 10 de ago. 2023.

VYGOTSKY, L. APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO: Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

Downloads

Publicado

11.05.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)