Diversidade sexual e fobias na escola: Análise sobre a aplicação da diversidade sexual na escola e da discriminação e preconceito contra os LGBT’s na educação
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83087Palavras-chave:
Políticas públicas, Discriminação, Homofobia, Acessibilidade, Lesbofobia, Transfobia, BifobiaResumo
A escola é um espaço de formação do indivíduo, que tem como papel fundamental, capacitar os estudantes para a vida em sociedade tornando-os cidadãos críticos e conscientes do seu papel como ser social, visando também instruir no educando valores como respeito, dignidade e a aceitação do outro nas suas diferenças. No entanto, diferente do esperado, por estar a escola inserida num sistema social que a todo momento, cria, instrui e normatiza estereótipos que determinam não só os modos de vida em sociedade, mais também como devem ser as pessoas, não somente definindo o binarismo de gênero como homem/mulher – masculino/feminino, mais também a maneira “ aceitável” de existir neste contexto social, sendo coagidos e violentados qualquer corpo que diverge desta norma. Na escola a reprodução destes estereótipos, cria uma cultura de preconceito e de discriminação contra as pessoas LGBTQIANPN+ e outros grupos no contexto escolar, se percebe neste contexto desde a violação de direitos destas pessoas no ambiente educacional, o que leva a evasão das mesmas do espaço educativo. Esta é uma realidade que deve ser encarada e discutida, a LGBTFOBIA na escola existe e deve ser combatida. É disto que trata este artigo.
Downloads
Referências
ARRUDA, José Jobson de Andrade. Revolução Industrial e Capitalismo. São Paulo, Brasiliense, 1984.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Difel, 1992.
CÔRREA, Lisete Bertotto. A Exclusão Branda do Homossexual no Ambiente Escolar. 2003. 153 pg., Dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
CONSELHO Nacional de Combate à Discriminação. Brasil Sem Homofobia: Programa de combate a violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Brasília : Ministério da Sáude, 2004.
GRUPO GAY DA BAHIA. Homofobia na Escol., Salvador-BA, 2003. Disponível em: http:// www.ggb.org.br/. Acesso em 21 de out.2006.
FOUCAULT, Michel. Historia da Sexualidade 1 – A Vontade de Saber. 13ª ed., Rio de Janeiro, Graal, 1988.
_________________. História da Sexualidade 2 – O Uso dos Prazeres. 8a ed., Rio de Janeiro, Graal, 1984.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. “O recente anti-racismo brasileiro”. In. Povo Negro. Revista USP, São Paulo (28): 84-95. Dezembro 95/Fevereiro 96.
HARAWAY, Donna. “Gênero” para um Dicionário Marxista. A Política Sexual de uma Palavra”. In. Cadernos Pagu. Bessa, Karla Adriana Martins. (Coord.), Campinas, Unicamp, 2004, pp.. 201-246, n.22
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Escola e Homofobia”. Pátio Revista Pedagógica. RS, Artmed, mai/jul 2009, PP. 28-31.
________________________. Homofobia nas Escolas: um problema de todos. In. JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia na escola. Brasília, MEC/SECAD, 2009, PP.1352.
MARTINS, Ferdinando. MIX BRASIL. Homossexualidade na Escola. Disponível em: http:// www.mixbrasil.uol.com.br/. Acesso em 14 de out.2006.
MOTT, Luiz. A história do historiador. In. FIGUEREDO, Luciano. (Ed.). Revista de História do Museu Nacional. Ano I. N. 6. p. 62. Rio de Janeiro, dez; 2005
NORVELL, John. “A Brancura Desconfortável das Camadas Médias Brasileiras”. In.
OLIVEIRA, Iolanda. “Prefácio”. In. OLIVEIRA, Iolanda. (Org.) Relações Raciais e Educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.
PERES, Wiliam Siqueira. “Cenas de Exclusões Anunciadas: travestis, transexuais, transgêneros e a escola brasileira”. In. JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia na escola. Brasília, MEC/SECAD, 2009, PP.236-264.
PRADO, Marco Aurélio Maximo e MACHADO, Frederico Viana. Preconceitos contra homossexualidades: a hierarquia da invisibilidade. São Paulo, Cortez, 2009.
PRESIDÊNCIA da Republica: Secretária Especial de Direitos Humanos – SEDH. Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT. Brasília – SEDH, 2009.
REZENDE, Cláudia Barcellos (Orgs.) Raça como retórica – a construção da diferença. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002, PP.409-440.
RIOS, Roger Raupp. “Homofobia na Perspectiva dos Direitos Humanos e no Contexto dos Estudos sobre Preconceito e Discriminação”. In. In. JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia na escola. Brasília, MEC/SECAD, 2009, PP.53-83.
Secretaria de Estado da Educação de Sergipe. Aracaju. Março de 2010.
STOLCKE, Verena. “Sexo está para Gênero assim como Raça para Etnicidade?”. In. Estudos Afro-asiáticos, 1991, pp101-119.
_______________. A “natureza” da nacionalidade. In. MAGGIE, Yvonne e VILLALTA, Luiz Carlos. O diabo na livraria dos inconfidentes. In. NOVAES, Adauto. Tempo e Historia. São Paulo, Cia das Letras/Secretaria Municipal da Cultura, 1992, PP.367-398.
TORRES, Marco Antônio. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.