Diversidade sexual e fobias na escola: Análise sobre a aplicação da diversidade sexual na escola e da discriminação e preconceito contra os LGBT’s na educação

Autores

  • Adriana Lohanna dos Santos Bacharel em Serviço Social, especialista em Coordenação Pedagógica, Gênero e Sexualidade na Educação e em Sexologia, mestre em Educação. Professora do Município de Lagarto, Sergipe
  • Mônica Porto Cardoso Formada em Direito, especialista em Direito Homoafetivo e de Gênero, mestranda em Direitos Humanos pela PUC, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83087

Palavras-chave:

Políticas públicas, Discriminação, Homofobia, Acessibilidade, Lesbofobia, Transfobia, Bifobia

Resumo

A escola é um espaço de formação do indivíduo, que tem como papel fundamental, capacitar os estudantes para a vida em sociedade tornando-os cidadãos críticos e conscientes do seu papel como ser social, visando também instruir no educando valores como respeito, dignidade e a aceitação do outro nas suas diferenças. No entanto, diferente do esperado, por estar a escola inserida num sistema social que a todo momento, cria, instrui e normatiza estereótipos que determinam não só os modos de vida em sociedade, mais também como devem ser as pessoas, não somente definindo o binarismo de gênero como homem/mulher – masculino/feminino, mais também a maneira “ aceitável” de existir neste contexto social,  sendo coagidos e violentados qualquer corpo que diverge desta norma.  Na escola a reprodução destes estereótipos, cria uma cultura de preconceito e de discriminação contra as pessoas LGBTQIANPN+ e outros grupos no contexto escolar, se percebe neste contexto desde a violação de direitos destas pessoas no ambiente educacional, o que leva a evasão das mesmas do espaço educativo.  Esta é uma realidade que deve ser encarada e discutida, a LGBTFOBIA na escola existe e deve ser combatida. É disto que trata este artigo.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro