Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no contexto da educação e suas relações com o ensino de física e o conceito de energia

Autores

  • Nádia Vilela Pereira Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Palmas

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83221

Palavras-chave:

Aprendizagem, problemas socioambientais, Ensino

Resumo

A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), tem nos mostrado que pode oferecer a todos uma educação uma melhor qualidade, integrada e próxima à realidade, permitindo compreender que a aprendizagem em Física vai muito além de seus conteúdos básicos. Nosso objetivo é identificar as relações CTS, sendo destacados alguns aspectos do movimento em si, sua origem, as relações do movimento CTS com a Educação, bem como suas relações com o Ensino de Física e o conceito de “Energia”. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo (GIL, 2002). Essa proposta possibilita a adoção de uma postura mais crítica, reflexiva e o desenvolvimento de valores e atitudes relacionados às questões sociais e ambientais, bem como um compromisso com a aprendizagem para a vida e para o exercício da Cidadania.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO DÍAZ, João Antonio; ACEVEDO, Pilar Romero, MANASSERO, María Antonia Mas & VÁZQUEZ, Ángel Alonso. Avances metodológicos en la investigación sobre evaluación de actitudes y creencias CTS. Revista Iberoamericana de Educación: Edição electrônica, 2001. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2910/3844. Acesso em: 13 abr. 2017.

ANGOTTI, José André Peres. Fragmentos e Totalidades do Conhecimento Científico e do Ensino de Ciências. 231f. São Paulo: Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1991.

ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antônio. Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001.

ASSIS, Alice; TEIXEIRA, Ode Pacubi Baierl. Algumas Considerações sobre o Ensino e Aprendizagem do Conceito de energia. Ciência & Educação, V. 9, n. 1, p. 41-52, 2003

BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.

BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à engenharia, conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.

BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; VON LINSINGEN, Irlan Educação Tecnológica enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. CTS na Educação em Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 37. XXXVII COBENGE, Recife, PB. Anais… Recife: ABENGE/UPE, v. 1. p. 1-10, 2009.

BERNARDO, José Roberto da Rocha. A construção de estratégias para abordagem do tema Energia a luz do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) junto a professores de Física do ensino médio. 243 f. Tese (Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. 2008. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp074907.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Relatório síntese do balanço energético nacional: ano base 2017. Rio de Janeiro: EPE, 2018. Disponível em: <http://epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-303/topico-397/Relat%C3%B3rio%20S%C3%ADntese%202018-ab%202017vff.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2018.

BUSH, Vannevar. Ciência, a Fronteira Sem Fim: o documento que ajudou a moldar a pesquisa na segunda metade do século XX. Revista Ensino Superior UNICAMP, n. 2, p. 86-95, nov./2010. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/ciencia-a-fronteira-sem-fim-o-documento-que-ajudou-a-moldar-a-pesquisa-na-segunda-metade-do-seculo-xx>. Acesso em: 1 fev. 2018.

CARSONS, Rachel. Primavera Silenciosa (Tradução; Raul Polillo). 2ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1969.

CHRISPINO, Alvaro. Introdução aos enfoques CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – na Educação e no Ensino. Documento de trabalho de IBERCIENCIA, 2017, n. 4, p. 82.

CRUZ, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza. Aprendizagem centrada em eventos: uma experiência com o enfoque ciência, tecnologia e sociedade no ensino fundamental. 164f. Tese Pós-Graduação (Ciências da Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.

FOUREZ, Gérard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

GIL, Carlos Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2002.

MENEZES, Luiz Carlos de. Crise, Cosmos, Vida Humana: Física para uma Educação Humanista. Tese de Livre Docência. Instituto de Física: Universidade de São Paulo, 1988.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. 11ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

PIERSON, Alice Helena Campus, HOSOUME, Yassuko. O cotidiano, o ensino de física e a formação da cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1, 1997, Águas de Lindóia - SP. Atas... Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1997. p.86.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Tecnológica (Tese). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Aparecida Silva Ávila de Matos.; BAZZO, Walter Antonio. Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. Revista Iberoamericana de Educación, v. 44, p. 147-166, 2007.

RIBEIRO, Amanda Amantes Neiva. Contextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantes. 129f.Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais Doutorado (Ensino de Ciências). Belo horizonte, 2009.

STRIEDER, Roseline Beatriz; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Educação CTS: Parâmetros e Propósitos Brasileiros. ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 27-56, maio. 2017.

VIANNA, Deise. Ensino de Física com abordagem CTS. Nov. 2014 Conference: VIII REUNIÓN LATINOAMERICANA SOBRE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA, 8. Salvador, Bahia. Anais… Salvador, nov. 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/281244404_Ensino_de_Fisica_com_abordagem_CTS>. Acesso em: 29 nov. 2017.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

ZANETIC, João. Física Também é Cultura. 223f. 1989. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1989.

Downloads

Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro