Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no contexto da educação e suas relações com o ensino de física e o conceito de energia
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83221Palavras-chave:
Aprendizagem, problemas socioambientais, EnsinoResumo
A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), tem nos mostrado que pode oferecer a todos uma educação uma melhor qualidade, integrada e próxima à realidade, permitindo compreender que a aprendizagem em Física vai muito além de seus conteúdos básicos. Nosso objetivo é identificar as relações CTS, sendo destacados alguns aspectos do movimento em si, sua origem, as relações do movimento CTS com a Educação, bem como suas relações com o Ensino de Física e o conceito de “Energia”. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo (GIL, 2002). Essa proposta possibilita a adoção de uma postura mais crítica, reflexiva e o desenvolvimento de valores e atitudes relacionados às questões sociais e ambientais, bem como um compromisso com a aprendizagem para a vida e para o exercício da Cidadania.
Downloads
Referências
ACEVEDO DÍAZ, João Antonio; ACEVEDO, Pilar Romero, MANASSERO, María Antonia Mas & VÁZQUEZ, Ángel Alonso. Avances metodológicos en la investigación sobre evaluación de actitudes y creencias CTS. Revista Iberoamericana de Educación: Edição electrônica, 2001. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2910/3844. Acesso em: 13 abr. 2017.
ANGOTTI, José André Peres. Fragmentos e Totalidades do Conhecimento Científico e do Ensino de Ciências. 231f. São Paulo: Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1991.
ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antônio. Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001.
ASSIS, Alice; TEIXEIRA, Ode Pacubi Baierl. Algumas Considerações sobre o Ensino e Aprendizagem do Conceito de energia. Ciência & Educação, V. 9, n. 1, p. 41-52, 2003
BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.
BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à engenharia, conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.
BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; VON LINSINGEN, Irlan Educação Tecnológica enfoques para o ensino de engenharia. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. CTS na Educação em Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 37. XXXVII COBENGE, Recife, PB. Anais… Recife: ABENGE/UPE, v. 1. p. 1-10, 2009.
BERNARDO, José Roberto da Rocha. A construção de estratégias para abordagem do tema Energia a luz do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) junto a professores de Física do ensino médio. 243 f. Tese (Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. 2008. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp074907.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Relatório síntese do balanço energético nacional: ano base 2017. Rio de Janeiro: EPE, 2018. Disponível em: <http://epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-303/topico-397/Relat%C3%B3rio%20S%C3%ADntese%202018-ab%202017vff.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2018.
BUSH, Vannevar. Ciência, a Fronteira Sem Fim: o documento que ajudou a moldar a pesquisa na segunda metade do século XX. Revista Ensino Superior UNICAMP, n. 2, p. 86-95, nov./2010. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/ciencia-a-fronteira-sem-fim-o-documento-que-ajudou-a-moldar-a-pesquisa-na-segunda-metade-do-seculo-xx>. Acesso em: 1 fev. 2018.
CARSONS, Rachel. Primavera Silenciosa (Tradução; Raul Polillo). 2ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1969.
CHRISPINO, Alvaro. Introdução aos enfoques CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – na Educação e no Ensino. Documento de trabalho de IBERCIENCIA, 2017, n. 4, p. 82.
CRUZ, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza. Aprendizagem centrada em eventos: uma experiência com o enfoque ciência, tecnologia e sociedade no ensino fundamental. 164f. Tese Pós-Graduação (Ciências da Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.
FOUREZ, Gérard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
GIL, Carlos Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2002.
MENEZES, Luiz Carlos de. Crise, Cosmos, Vida Humana: Física para uma Educação Humanista. Tese de Livre Docência. Instituto de Física: Universidade de São Paulo, 1988.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. 11ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
PIERSON, Alice Helena Campus, HOSOUME, Yassuko. O cotidiano, o ensino de física e a formação da cidadania. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1, 1997, Águas de Lindóia - SP. Atas... Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1997. p.86.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Tecnológica (Tese). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Aparecida Silva Ávila de Matos.; BAZZO, Walter Antonio. Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. Revista Iberoamericana de Educación, v. 44, p. 147-166, 2007.
RIBEIRO, Amanda Amantes Neiva. Contextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantes. 129f.Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais Doutorado (Ensino de Ciências). Belo horizonte, 2009.
STRIEDER, Roseline Beatriz; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Educação CTS: Parâmetros e Propósitos Brasileiros. ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 27-56, maio. 2017.
VIANNA, Deise. Ensino de Física com abordagem CTS. Nov. 2014 Conference: VIII REUNIÓN LATINOAMERICANA SOBRE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA, 8. Salvador, Bahia. Anais… Salvador, nov. 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/281244404_Ensino_de_Fisica_com_abordagem_CTS>. Acesso em: 29 nov. 2017.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
ZANETIC, João. Física Também é Cultura. 223f. 1989. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.