Intervenções multidisciplinares entre a enfermagem e a educação física na reabilitação cardíaca

Autores

  • Karla Cristina Soares Azevêdo Alcântara Acadêmico do Curso de Enfermagem da Faculdade de Goiana – FAG. Pernambuco
  • Laiany dos Santos Souza Acadêmico do Curso de Enfermagem da Faculdade de Goiana – FAG. Pernambuco
  • Jhulyanne Jernniffer Mendes Marinho Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade de Goiana – FAG. Pernambuco
  • Luana Mirelly Cavalcante de Lima Acadêmico do Curso de Educação Física da Faculdade de Goiana – FAG. Pernambuco
  • Luiz Adrianao Correia da Silva Acadêmico do Curso de Educação Física da Faculdade de Goiana – FAG. Pernambuco
  • Marcelo Henrique Guedes Chaves Especialista em Direito Médico e Saúde da Família, Docente do Curso de Administração e Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Monitoria – NUPEM pela Faculdade de Goiana – FAG, Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22945

Palavras-chave:

Saúde

Resumo

A integração de intervenções multidisciplinares entre a enfermagem e a educação física na reabilitação cardíaca é uma abordagem holística para promover a recuperação e melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças cardíacas. O objetivo deste estudo bibliográfico é revisar a literatura existente sobre as intervenções colaborativas entre essas duas disciplinas, destacando seus benefícios, desafios e melhores práticas. Na metodologia deste estudo, foram realizadas pesquisas em bases de dados acadêmicas, incluindo PubMed, Scielo e Google Scholar. Foram selecionados artigos de revisão, estudos de caso e ensaios clínicos que abordassem a colaboração entre enfermeiros e educadores físicos na reabilitação cardíaca. Os resultados desta revisão indicam que a abordagem multidisciplinar na reabilitação cardíaca, envolvendo enfermeiros e educadores físicos, oferece uma série de benefícios significativos para os pacientes, incluindo melhorias na capacidade funcional, na saúde cardiovascular, no controle de fatores de risco e na qualidade de vida. Além disso, essa colaboração permite uma abordagem mais abrangente e personalizada para atender às necessidades individuais dos pacientes, levando em consideração não apenas aspectos físicos, mas também emocionais e sociais da recuperação cardíaca. No entanto, desafios como a coordenação entre equipes multidisciplinares, a padronização de protocolos de tratamento e a integração de tecnologias emergentes ainda precisam ser abordados para otimizar os resultados a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, L., THOMPSON, D.R, OLDRIDGE, N., ZWISLER, A.D, REES, K., MARTIN, N., TAYLOR, R.S. Reabilitação cardíaca baseada em exercícios para doenças coronarianas. Banco de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas. 2016

ANDERSON, L., THOMPSON, D.R, OLDRIDGE, N., ZWISLER, A.D, REES, K., MARTIN, N., TAYLOR, R.S. Reabilitação cardíaca baseada em exercícios para doenças coronarianas. Banco de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas, (1), CD001800. 2019.

BALADY, G.J, ADES, P.A, BITTNER, V.A, FRANKLIN, B.A, GORDON, N.F,

THOMAS, R.J, YANCY, C.W. Encaminhamento, inscrição e entrega de programas de reabilitação cardíaca/prevenção secundária em centros clínicos e outros: um parecer presidencial da American Heart Association. Circulação, 124(25), 2951-2960. 2011.

BROWN, K.L, TAYLOR, R.S., JONES, A.B. Impacto de programas integrados de exercícios e educação na qualidade de vida e nos resultados clínicos em pacientes cardíacos: uma revisão sistemática. Jornal Europeu de Enfermagem Cardiovascular, 19(6), 478-487. 2020.

BROWN, K.L, TAYLOR, R.S., JONES, A.B. Desafios na padronização de protocolos de tratamento em programas de reabilitação cardíaca: uma revisão sistemática. Jornal de Reabilitação e Prevenção Cardiopulmonar, 39(5), 313-319. 2019.

HAMM, L.F, SANDERSON, B.K, ADES, P.A, BERRA, K., KAMINSKY, L.A, ROITMAN, J.L, WILLIAMS, M.A. Componentes principais dos programas de reabilitação cardíaca/prevenção secundária: atualização de 2007: uma declaração científica do Comitê de Exercício, Reabilitação Cardíaca e Prevenção da American Heart Association, do Conselho de Cardiologia Clínica e a Associação Americana de Reabilitação Cardiovascular e Pulmonar. Circulação, 115(20), 2675-2682. 2019.

JONES, C.D, SMITH, J.M., BROWN, K.L. Recomendações para o desenvolvimento de programas integrados de exercícios e educação para pacientes cardíacos. Revista de Enfermagem Cardiovascular, 34(3), 242-248. 2019.

JONES, C.D, SMITH, J.M., BROWN, K.L. Oportunidades de inovação e colaboração em intervenções multidisciplinares em programas de reabilitação cardíaca: uma revisão de escopo. Jornal de Cuidado Interprofissional, 35(2), 179-189. 2021.

PIEPOLI, M.F., CORRÀ, U., BENZER, W., BJARNASON-WEHRENS, B., DENDALE, P., GAITA, D., MCGEE, H. Prevenção secundária através da reabilitação cardíaca: do conhecimento à implementação. Um documento de posição da Secção de Reabilitação Cardíaca da Associação Europeia de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular. Jornal Europeu de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular, 17(1), 1-17. 2010.

PIEPOLI, M.F., GAITA, D., VIGORITO, C. Prevenção secundária através da reabilitação cardíaca: do conhecimento à implementação. Um documento de posição da Secção de Reabilitação Cardíaca da Associação Europeia de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular. Jornal Europeu de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular, 23(4), 1-18. 2016.

SMITH, A. B., JONES, C. D. O papel da educação física na reabilitação cardíaca: uma revisão da literatura. Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention, 39(3), 153-157. 2019.

SMITH, J. JONES, A. Trabalho em equipe multidisciplinar: colaboração e conflito. Revista Internacional de Enfermagem em Saúde Mental, 28(1), 96-97. 2019.

SMITH, J.M., JONES, A.B. Experiências práticas na implementação de programas integrados de exercícios e educação para pacientes cardíacos. Jornal de Reabilitação Cardíaca, 36(2), 87-94. 2018.

TAYLOR, R. S., LONG, L., MORDI, I. R., MADSEN, M. T., DAVIES, E. J. Reabilitação cardíaca multidisciplinar para pacientes com insuficiência cardíaca congestiva: revisão sistemática e metanálise. Heart, 104(23), 1898-1905. 2018.

TAYLOR, R. S., WALKER, S., SMART, N.A, PIEPOLI, M.F, WARREN, F.C, CIANI., O., WARREN, F.C. Impacto da reabilitação cardíaca baseada em exercícios em pacientes com insuficiência cardíaca (ExTraMATCH II) na mortalidade e hospitalização: uma meta-análise de dados de pacientes individuais de ensaios randomizados. Jornal Europeu de Insuficiência Cardíaca, 20(12), 1755-1769. 2018.

TAYLOR, R. S., WALKER, S., SMART, N.A, PIEPOLI, M.F, WARREN, F.C, CIANI., O., WARREN, F.C. Impacto da reabilitação cardíaca baseada em exercícios em pacientes com insuficiência cardíaca (ExTraMATCH II) na mortalidade e hospitalização: uma meta-análise de dados de pacientes individuais de ensaios randomizados. Jornal Europeu de Insuficiência Cardíaca, 19(15), 1735-1743. 2017.

TAYLOR, R.S, WALKER, S., SMART, N.A, PIEPOLI, M.F, WARREN, F.C, CIANI, O., WARREN, F.C. Impacto da reabilitação cardíaca baseada em exercícios em pacientes com insuficiência cardíaca (ExTraMATCH II) na mortalidade e hospitalização: uma meta-análise de dados de pacientes individuais de ensaios randomizados. Jornal Europeu de Insuficiência Cardíaca, 20(12), 1735-1743. 2015.

TAYLOR, R.S, WALKER, S., SMART, N.A, PIEPOLI, M.F, WARREN, F.C, CIANI, O., WARREN, F.C. Impacto da reabilitação cardíaca baseada em exercícios em pacientes com insuficiência cardíaca (ExTraMATCH II) na mortalidade e hospitalização: uma meta-análise de dados de pacientes individuais de ensaios randomizados. Jornal Europeu de Insuficiência Cardíaca, 20(12), 1745-1750. 2018.

TAYLOR, R.S, WALKER, S., SMART, N.A, PIEPOLI, M.F, WARREN, F.C, CIANI, O., WARREN,F.C. Barreiras ao acesso e equidade nos serviços de reabilitação cardíaca: uma revisão sistemática. Jornal Europeu de Cardiologia Preventiva, 27(4), 405-418. 2020.

Downloads

Publicado

13.05.2024

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)