Benefícios da gamificação para o ensino em graduações da área da saúde

Autores

  • Maria Valéria Chaves de Lima Enfermeira, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade – Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), https://orcid.org/0000-0002-9278-5612
  • Perla Silva Rodrigues Nutricionista, Mestranda no PPGSS/UERN, Mossoró
  • Nicoly Virgolino Caldeira Enfermeira, Mestranda no PPGSS/UERN, Mossoró
  • Maria Irany Knackfuss Professora de Educação física e do PPGSS/UERN, Mossoró
  • Glêbia Alexa Cardoso Professora de Educação física e do Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB, Universidade Federal da Paraíba – UFPB e docente do PPGSS/UERN, Mossoró
  • Rodrigo Jácob Moreira de Freitas Enfermeiro, Doutor em Cuidados Clinicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e docente do PPGSS/UERN, Mossoró

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.20900

Palavras-chave:

Ludicidade, Jogos Recreativos, Educação em Saúde

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar quais os principais benefícios oferecidos pela gamificação aos alunos de graduação de cursos da área da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa com busca sistemática que teve como pergunta norteadora: “Quais os benefícios da gamificação para o ensino em saúde durante a graduação?”. As buscas foram realizadas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem On-line (MEDLINE) via PubMed, EMBASE e Cochrane Library no mês de Maio do ano de 2022,  a partir do cruzamento dos descritores indexados do Medical Subject Headings (MeSH), Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Emtree, sendo eles: “Gamification”, “ludicidade”, “Games, Recreational” e “Health Education”, utilizando os operadores booleanos OR e AND. Para compor a amostra foram selecionados 8 artigos sendo eles dos últimos 4 anos e em inglês. De acordo com os achados, houve uma melhora na compreensão de assuntos nas bases, de memorização em conhecimentos de curto e longo prazo, aumento da motivação e ampliação do envolvimento e interação entre colegas. E apurou-se que os alunos que são expostos a gamificação como meio de aprendizagem apresentam desempenhos promissores, e quando comparados a grupos que não desfrutam desta ferramenta este desempenho torna-se superior. Os estudos mostraram que a gamificação traz muitos benefícios para o ensino-aprendizagem, pois motiva os alunos a buscarem o conhecimento tornando-os protagonistas no desenvolvimento dos saberes, proporcionando assim a ludicidade e satisfação no ensino, o que facilita a aprendizagem no ambiente escolar.

         

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Publicado

31.05.2023

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