Automedicação de substâncias antidepressivas e benzodiazepínicas no brasil: um desafio para a saúde mental

Autores

  • Luanna de Freitas Brito Bacharelando em Farmácia, Faculdade Rebolças
  • Lucas Brilhante Diniz Bacharelando em Farmácia, Faculdade Rebolças
  • Niedja Gomes Fernandes Bacharelando em Farmácia, Faculdade Rebolças
  • Vania Shirley Siqueira da Silva Bacharelando em Farmácia, Faculdade Rebolças

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.21405

Palavras-chave:

Saúde

Resumo

A automedicação de psicotrópicos é um grave problema de saúde pública, uma vez que o uso inadequado desses medicamentos tem mais incidência devido à falta de informação correta e pode resultar em efeitos adversos sérios, desenvolvendo dependência física e psicológica, bem como interações medicamentosas complexas e perigosas, que podem variar de acordo com fatores, como idade, predisposição genética, consumo de álcool, e outros. O objetivo desta revisão bibliográfica foi realizar breve análise de algumas das principais descobertas e perspectivas  relacionadas à automedicação de antidepressivos e benzodiazepínicos, identificando a ocorrência dos fatores relacionados à presença dessas drogas e suas variáveis em jovens e adultos e seus impactos relacionados á saúde mental e física, destacando a importância do uso racional e o dever dos profissionais de saúde na devida prescrição e a necessidade de conscientização sobre os perigos da automedicação, destacando os impactos negativos que essa prática pode ter na saúde coletiva. Além disso, salientaremos a necessidade de medidas urgentes para conter os riscos à saúde pública e conscientizar a população sobre o uso responsável dessas substâncias. Para isso foram coletados artigos da base de dados Pubmed, Science Direct e Scielo. Após a exclusão dos artigos repetidos identificados, foram escolhidos os que melhor se adéquam ao propósito desse estudo. Esses artigos são aqueles que melhor se alinham ao tema em questão, apresentando maior diversidade e relevância de conteúdo. Além disso, foram excluídos artigos que não fizeram referências á substâncias psicoativas ou ás seguintes patologias: Ansiedade, depressão e obesidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REYES, A. N.; FERMANN, I. L. Eficácia da terapia cognitivo-comportamental no transtorno de ansiedade generalizada. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 13(1), 49-54, 2017.

RIVERA,J.G.B; DUARTE, F.C.M; SILVA, R.R.C; MONTEIRO, S.B; GUIMARÃES, M.C.M; VALE,V.V. Impacto da automedicação de fármacos benzodiazepínicos Brazilian Applied Science Review. 5(4): 1767-1780, 2021.

GONÇALVES, M. F. Ansiedade e depressão na população jovem: tratamentos, eventos adversos e atuação farmacêutica. Repositório Institucional Universidade de São Paulo, 3(1), 14-32, 2019.

SOUZA, J.V.F.; SILVA, Y.L.; ALVES, J.S.; KUROISHI, L.B.Z.; MALFARÁ,W.R. Estudo da utilização da fluoxetina e sertralina empregados em situações de emagrecimento: revisão de literatura. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, 3(1), 2022.

COSTA,J.J; UCHÔA,R. Uso de Antidepressivos e Benzodiazepínicos em uma Unidade de Saúde da Família do Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Revista Residência Multiprofissional em saúde coletiva da Unesc. 4(1): 46-60, 2022.

MATOS, W.A.; SOARES,R.N.; SANTOS,M.V.F.; Uso de antidepressivos na infância e adolescência. Research, Society and Development. v. 11, n. 16, e331111638131, 2022

SANTOS, K.P.S.; SILVA, G.E.S.; MODESTO, K.R. Perigo dos Medicamentos para Emagrecer. Revista de Iniciação Científica e Extensão.2(1):37-45,2019.

OLIVEIRA, J.S.B.; CARVALHO, K.D; GONÇALVES, R.M.B.; VANZIN,S.D.B. Aspectos Relevantes do Uso Indiscriminado de Fármacos Para Perda de Peso. Revista Funec Científica – Nutrição, Santa Fé do Sul (SP), v.1(2),2014.

SOUSA, I.J.C.; MOURA,S.C.C.; JUNIOR, O.M.R. Overdose medicamentosa pelo uso irracional de psicotrópicos: fluoxetina e amitriptilina. Research, Society and Development. 11(14), 217111436293, 2022.

CUNHA,R.P.L. et al. Uso de antidepressivos na adolescência: Uma revisão narrativa.

Research, Society and Development, v. 11(14) 208111436174, 2022.

Downloads

Publicado

18.12.2023

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)