Análise de estratégias para gestão educacional

Autores

  • Wilson Carlos Rodrigues de Matos Universidade San Carlos

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83234

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Gestão educacional, Ensino- Aprendizagem, Metodologia, Escola Pública

Resumo

No ensino de matemática no Brasil uma das dificuldades atuais encontradas por gestores e educadores está na necessidade de se implementar estratégias inovadoras que facilitem a assimilação do aprendizado pelos estudantes. Assim uma vez que parece haver consenso de que o atual nível de ensino não possibilita aprendizagem, nem mesmo pelos dados oficiais de mensuração de índices de aprovação na escola. Diante disso a simples constatação de que é necessário buscar alternativas   de superação pode se constituir como uma razão para essa investigação. O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias para gestão escolar educacional em uma escola pública do Brasil. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Neste contexto, será ofertado numa escola pública de ensino médio em Porto Alegre Brasil, uma análise de estratégias de gestão escolar. Assim, com os parâmetros dos estudos, se alcançará em tese, melhorias na qualidade do processo tecnológico, visando qualidade na       eficiência do ensino. As sugestões vão ser aplicadas como proposta dentro do plano político pedagógico como eixo centralizador do currículo, podendo assim, haver uma maior adesão de inscrição de alunos. Através dos estudos, encontra-se novos possibilidades a ser feito, o que deve ser implementado na escola, através da efetivação do plano político pedagógico eficiente, tornando-se atrativo, com proposito ajustado dentro dos projetos pedagógicos, fortalecendo uma gestão escolar democrática, com planejamento idealizado perante o corpo docente voltado para as  estratégias na aprendizagem ao seu alunado.

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Biografia do Autor

Wilson Carlos Rodrigues de Matos, Universidade San Carlos

Bacharel em Matemática, Pós-graduado em Mídias em educação Avançada, Doutorando em Ciências da Educação – USC-PY, Professor Regente

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro