Os brinquedos midiáticos e os impactos sobre o comportamento do nativo digital

Autores

  • Leonides Pereira de Souza Guimarães Doutora em Ciências da Educação (Universidad Columbia/Paraguay). Mestre em Ciências da Educação (Universidad Columbia/Paraguay). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica (Faveni 2022); Graduada em Pedagogia (UEG). Atuação: Coordenação geral

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22632

Resumo

Esse artigo é parte de uma dissertação de mestrado, que aborda sobre os modos contemporâneos de brincação e sua influência no comportamento e afetividade da criança imersiva. Este texto faz parte do estudo bibliográfico que embasou e direcionou todo o estudo. O objetivo do texto que compõe este artigo, foi situar o leitor quanto ao processo de transferência do brincar com objetos (brinquedos) para o brincar dispositivos virtuais. O estudo reforça algumas recomendações vinculadas à relação da criança com as mídias e tecnologias relacionadas ao brincar virtual, onde o play apresenta e compreende múltiplos sentidos dentro dessa nova cultura lúdica que se vincula tanto ao processo de formação do eu (self) quanto em mudanças de comportamento e formas de se relacionar com seus pares.

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Publicado

11.05.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro