A importância da relação teoria-prática na formação inicial docente
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83101Palavras-chave:
Saberes, Formação inicial, Políticas de Formação, CurrículoResumo
A formação inicial docente é considerada fundamental para o sucesso do professor na sua carreira, pois é durante esse processo que ele adquire conhecimentos teóricos e práticos que o ajudarão a se desenvolver como profissional competente e capacitado a atuar de forma efetiva na sala de aula. A formação inicial também permite ao professor construir seus próprios saberes e se tornar um agente ativo na construção da sua profissão, buscando aprimoramento constante e uma atuação ética e comprometida com a educação. Este estudo teve como objetivo geral discorrer sobre a relação da teoria e da prática na formação inicial do licenciado. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com uma natureza classificada como aplicada, com relação aos objetivos a metodologia caracterizou-se como exploratória e descritiva e, na elaboração da pesquisa, empregou-se, como procedimento de pesquisa, uma revisão bibliográfica. Ao final da pesquisa ficou claro que a formação inicial de professores/as tem papel fundamental no processo de edificação do futuro professor. Recomenda-se, por fim, que as políticas de formação de professores tenham especial atenção ao hiato na relação entre teoria e prática, pois este pode ser, perigosamente, reforçado ou desconstruído a depender do currículo dos cursos de formação.
PALAVRAS-CHAVE: Saberes, Formação inicial, Políticas de formação, Currículo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. D. de; PRADO, G. V. T. O Acompanhamento do Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: Uma Análise Acerca das Condições de Trabalho dos Supervisores. Linguagens, Educação e Sociedade, [S. l.], v. 26, n. 51, p. 35-60, 2022. ISSN: 2526-8449. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2834.
BASTOS, F.; NARDI, R. Formação de professores: aspectos concernentes à relação teoria-prática. In: BASTOS, F.; NARDI, R. Formação de professores para o ensino de ciências naturais e matemática: aproximando teoria e prática. São Paulo: Escrituras, 2018. p. 19-46.
DEMIER, F. F. A formação inicial do professor e sua relação com o contexto educacional. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 4, n. 11, p. 1-16, 2019. ISSN: 2448-0959.
FARIAS D. C. C.; BATISTA NETO, J. A Relação Teoria-Prática na Formação Inicial Docente: Concepções de Estudantes e Egressos de um Curso de Licenciatura. Formação em Movimento, v.4, i.1, n.8, p. 531-558, 2022. ISSN: 2675-181X. https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2022.v4i1n8.531-558.
FERREIRA, J. S.; SOUZA, M. E. O. A formação de professores no contexto contemporâneo: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, v. 26, p. 1-20, 2021. ISSN 1809-449X.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.
JUNGES, F. C.; KETZER, C. M.; OLIVEIRA, V. M. A. de. Formação Continuada de Professores: Saberes Ressignificados e Práticas Docentes Transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 88-101, set./dez. 2018. ISSN: 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.858.
LIBÂNEO, J. C. Antinomias na formação de professores e a busca de integração entre o conhecimento pedagógico-didático e o conhecimento disciplinar. In: MARIN, A. J.; PIMENTA, S. G. (org.). Didática: teoria e pesquisa. São Paulo: Junqueira & Marin, 2018. p. 39-65.
OLIVEIRA, F. L. de. Estágio Reflexivo na Formação de Professores da Educação Infantil. Olhar de Professor, vol. 22, Enero-Diciembre, 2019. ISSN: 1518-5648 1984-0187. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0018.
FREIRE, P. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 2001.
PIMENTA; S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, A. C. R.; SANTOS, R. A. A importância da supervisão do estágio na formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 2, p. 1-16, 2020. ISSN eletrônico: 1982-5587.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016. ISBN 9788584290833.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.