A importância da relação teoria-prática na formação inicial docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83101

Palavras-chave:

Saberes, Formação inicial, Políticas de Formação, Currículo

Resumo

A formação inicial docente é considerada fundamental para o sucesso do professor na sua carreira, pois é durante esse processo que ele adquire conhecimentos teóricos e práticos que o ajudarão a se desenvolver como profissional competente e capacitado a atuar de forma efetiva na sala de aula. A formação inicial também permite ao professor construir seus próprios saberes e se tornar um agente ativo na construção da sua profissão, buscando aprimoramento constante e uma atuação ética e comprometida com a educação. Este estudo teve como objetivo geral discorrer sobre a relação da teoria e da prática na formação inicial do licenciado. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com uma natureza classificada como aplicada, com relação aos objetivos a metodologia caracterizou-se como exploratória e descritiva e, na elaboração da pesquisa, empregou-se, como procedimento de pesquisa, uma revisão bibliográfica. Ao final da pesquisa ficou claro que a formação inicial de professores/as tem papel fundamental no processo de edificação do futuro professor. Recomenda-se, por fim, que as políticas de formação de professores tenham especial atenção ao hiato na relação entre teoria e prática, pois este pode ser, perigosamente, reforçado ou desconstruído a depender do currículo dos cursos de formação.

PALAVRAS-CHAVE: Saberes, Formação inicial, Políticas de formação, Currículo.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro