As ressignificações das práticas literárias: análises discursivas e reflexivas dos multiletramentos no ensino da língua materna

Autores

  • Luiza Marte Ferreira Professora da Rede Municipal de ensino do Rio Grande do Norte, Escola Municipal Luís Liberalino de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83395

Palavras-chave:

linguagem - escrita- educação – diálogos – alfabetização

Resumo

As reflexões que norteiam as propostas discutidas neste artigo baseiam-se nos aspectos do uso da linguagem crítica, nessa concepção a análise dos estudos linguísticos refletem nas problemáticas do ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, as questões políticas, sociais e históricas se identificam   pelas ações do letramento na língua materna, e são apresentadas como elementos da fala. Os conceitos das abordagens dos que estudam a linguagem na relação com o ensino aprendizagem na educação básica é tão importante quanto a prática da leitura escrita na produção de textos sobre a constituição da prática que  perpassa  por todas as esferas sociais. Nessa pesquisa objetiva discorrer sobre o letramento literário de que modo, eles podem atuar no ensino da escrita no contexto escolar, uma vez que se baseiam no interesse do/as educando/as, na minimização dos problemas que interferem na aprendizagem escolar. O embasamento teórico de alguns autores como; Kleiman (2008; 2013), Antunes (2009), Bakhtin (2008, 2013), Soares (2000, 2006) dentre outros que traz um conjunto de elementos que condiciona a função dos multiletramentos. Trata-se da análise  qualitativa quando o sujeito da pesquisa, estabelece  diálogo construindo saberes produtivos nas  abordagens  metodológicas que através, de questionários identificam  os instrumentos  da pesquisa, quais os  resultados  para aprimorar a base da coleta  proporcionando  que o letramento seja, a dimensão dos conhecimentos  para  se contextualizar a  proposta curricular, defendendo  uma prática interacionista quanto, as  narrativas de vida e as experiências exercidas numa perspectiva das  hipóteses, dos estudos bibliográficos e as práticas constituídas no decorrer  do exercício  que envolve as  pesquisas  assim, investigadas, pautadas na ação do processo das técnicas apresentadas na  evolução da  busca  dos significados do letramento literário.

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Publicado

06.02.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro