Cultura digital: e suas distintas formas de aplicabilidade

Autores

  • Camila de Oliveira Louzada Doutora em Geografia, professora da Secretária de Educação e Desporto do Amazonas-SEDUC, Manacapuru-Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22334

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A Unidade Curricular Comum-UCC de Cultura Digital, faz parte da grade de novas disciplinas que compõem o Novo Ensino Médio-NEM, e tem como objetivo levar novos conhecimentos aos estudantes sobre o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação-TDICs, e incentivar a informação e comunicação no ambiente virtual de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. O presente trabalho tem como objetivo, demonstrar distintas formas de se trabalhar os conteúdos da disciplina de Cultura Digital. A metodologia foi baseada na revisão bibliográfica de documentos oficiais federais e estaduais, assim como os documentos disponibilizados pela Secretária de Estado de Educação e Desporto do Amazonas-SEDUC/AM, e também entrevistas com 5 professores que trabalharam a disciplina de Cultura Digital entre (2022-2023) em 4 escolas diferentes do município de Manacapuru-AM. Os principais resultados foram: a) que não foi abordado o critério na escolha do professor que iria ministrar a UCC de Cultural Digital, em nenhuma das escolas dos entrevistados; b) os professores dessa disciplina somente receberam o plano de curso, todavia sem nenhum material de apoio inicialmente; c) serão apresentadas as distintas técnicas utilizadas pelos professores entrevistados para se trabalhar com a UCC de Cultura Digital. Diante disso, o presente trabalho faz a seguinte ressalva, em pleno século XXI com as atuais demandas na área da educação, novas habilidades e competências são requeridas dos professores, todavia em que momento são disponibilizados tempos nos seus horários de trabalho, para que os professores realizem cursos ou formações dentro do seu ambiente e horário de trabalho, fica essa indagação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMAZONAS/SEDUC. Cadernos Pedagógicos: Itinerário Formativo. Centro de Mídia de Educação do Amazonas. Manaus, 2022. Disponível em: https://www.sabermais.am.gov.br/pagina/novo-ensino-medio-amazonas . Acessado em 18 de Fevereiro de 2024.

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades . Acessado em 01 de fevereiro de 2024.

CIEB- Educação Básica Brasileira. São Paulo, 2018. Disponível em: https://currículo.cieb.net.br/ . Acessado em 31 de janeiro de 2024.

CERT.br. Cartilha de Segurança para Internet, 2023. Disponível em: https://cartilha.cert.br/. Acessado em 31 de janeiro de 2024.

TESTA, Maurício José; LOPES, Eduarda da Silva; VIDMAR, Muryel Pyetro; PASTORIO, Dioni Paulo. Um olhar para a disciplina curricular Cultura Digital do Novo Ensino Médio: a relação das Tecnologias Digitais e da Informação e Comunicação e o Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol.45, https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2023-0048, p. 1-12, 2023.

IBGE. Agência IBGE de Notícias. 161,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade utilizaram a Internet no país, em 2022. Brasília, 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38307-161-6-milhoes-de-pessoas-com-10-anos-ou-mais-de-idade-utilizaram-a-internet-no-pais-em-2022 . Acessado em 29 de Janeiro de 2024.

Downloads

Publicado

08.03.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.