Aspectos do ensino remoto emergencial sobre o processo formativo: olhares dos professores de ciências da natureza

Autores

  • Vanessa Ballestros de Oliveira Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa (Unipampa, Uruguaiana)
  • Bruno Peruzzi Peres Licenciatura em Ciências da Natureza (Unipampa, Uruguaiana)
  • Ana Cristina Machado Veber Licenciatura em Ciências da Natureza (Unipampa, Uruguaiana)
  • Maria Carolina da Silva Jaques Amaral Licenciatura em Ciências da Natureza (Unipampa, Uruguaiana)
  • Ailton Jesus Dinardi Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22333

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O ensino remoto foi uma alternativa temporária, para que as instituições de ensino superior pudessem dar continuidade às aulas ofertando componentes curriculares, extracurriculares, de caráter não obrigatório. De maneira que, os professores tiveram que adaptar-se provisoriamente o ensino presencial para o virtual em um curto período, e isso não é EaD. O objetivo deste artigo é refletir como a pandemia tem afetado a vida de educandos e educadores, compreendendo os desafios enfrentados por cada um. Esta pesquisa de campo trata-se de um estudo de caso apresentando uma abordagem qualitativa como caráter explicativo para compreender o Ensino Remoto Emergencial (ERE) com professores de Ciências da Natureza. O procedimento foi uma coleta de dados que obtida através de um questionário virtual feito no Google Forms. O questionário é composto por perguntas abertas e fechadas com foco na atuação docente, seus obstáculos e relação com o ensino remoto. A pesquisa trouxe debates a respeito das melhores escolhas no processo de manter o ano letivo, metodologias e tecnologias que podem continuar sendo aplicadas no futuro, a tendencia ao uso da internet bem como o perfil dos próprios docentes. Algumas respostas consideram a existência de um possível atraso tecnológico para os professores, alegando o despreparo dos mesmos quando deparados com certas ações. Levando em conta o que foi observado durante a pandemia pelos professores, para suprir a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa - Unipampa de Uruguaiana mobilizou-se para apoiar medidas de proteção social, prevenção e mitigação da Covid-19. 

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Publicado

08.03.2024

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