Olhares sobre o livro didático de ciências da natureza como instrumento de ensino
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.83090Palavras-chave:
Educação Científica, Ciências da NaturezaResumo
O processo de ensino e de aprendizagem na educação básica, conta com uma série de fatores que podem ser entendidos como propulsores de avanços e também de retrocessos. Dentre esses fatores, podemos inferir que se figura em destaque o livro didático. O objetivo deste estudo foi analisar quais os olhares da ciência para os diferentes enfoques que permeiam o livro didático de Ciências da Natureza enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo bibliográfico, exploratório. Essa revisão nos livros didáticos de ciências é importante para obtermos conhecimento real da situação da publicação de artigos sobre as Tecnologias, Ciências e Sociedade (TCS), Divulgação Científica (DC), Educação Ambiental (EA) e como esses recursos estão sendo utilizados na educação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Luciana Silva; MONTEIRO, Rysian Lohse; LUQUETTI, Eliana Crispim França. Saberes docentes em construção: A questão do Livro Didático na formação inicial de professores. Educação como (re)Existência: Mudanças, Conscientização e Conhecimentos. Centro cultural de exposições Ruth Cardoso - Maceió-AL. 2020.
AMARAL, Ivan Amorosino do. Os fundamentos do ensino de Ciências e o livro didático. In: FRANCALEZA, Hilário; NETO, Jorge Megid. (Orgs.). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Komedi, p. 83-123, 2006.
BAGANHA, Denise Estorilho. O papel e o uso do livro didático de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curitiba, PR. 2010.
BATISTA, Carmyra Oliveira; COSTA, Edilene Simões; SOUZA, Mônica Menezes de. A Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (COLTED) e o treinamento de professores para o uso do livro didático. Anais do ENAPHEM-Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática-ISSN 2596-3228, n. 3, 2016.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Em foco: história, produção e memória do livro didático. [Apresentação]. Educação e pesquisa, v. 30, n. 3, p. 471-473, 2004.
BONOTTO, Dalva Maria Bianchini; SEMPREBONE, Angela. Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais. Ciência & Educação (Bauru), v. 16, p. 131-148, 2010.
BOTON, Jaiane de Moraes et al. O processo de escolha do livro didático por professores: a evolução do PNLD e seus efeitos no ensino de ciências. Dissertação de Mestrado-Universidade Federal de Santa Maria. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6688/BOTON%2c%20JAIANE%20DE%20MORAES.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em: 10 janeiro de 2023.
BRANDAU, Ricardo; MONTEIRO, Rosangela; BRAILE, Domingo M. Importância do uso correto dos descritores nos artigos científicos. Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, v. 20, p. 7-9, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos – PNLD 2020 - CIÊNCIAS. Brasília, 2020.
CAIMI, Flávia Eloisa. O livro didático no contexto do PNLD: desafios comuns entre as disciplinas escolares. X ANPED SUL, Florianópolis, 2014.
CARLETTO, Marcia Regina. Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educacao em engenharia. 2009. Tese de Doutorado. Thesis UTFPR. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/92732/264567.pdf. Acessado em: 28 dezembro de 2022.
CASSAB, Mariana; MARTINS, Isabel. Significações de professores de ciências a respeito do livro didático. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 10, p. 113-136, 2008.
CAVALCANTE, Márcia Suany Dias; PINHO, Maria José de; ANDRADE, Karylleila dos Santos. Interdisciplinaridade e livro didático: interfaces (im) possíveis? Revista do GELNE, v. 17, n. 1/2, p. 213-234, 2015.
CAVALCANTI, Cláudio Barnabé dos Santos; CARVALHO, Sineide Cristina Barbosa do Egito; BARROS, Mauro Virgilio Gomes de. Indicadores antropométricos de obesidade abdominal: revisão dos artigos indexados na biblioteca SciELO. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum, v. 11, n. 2, p. 217-225, 2009.
GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu; QUEIROZ, Salete Linhares. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.
FRISON, Marli Dallagnol et al. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. Encontro Nacional de Pesquisa em educação em ciências, v. 7, p. 1-13. 2009
GARCIA, Paulo Sérgio; BIZZO, Nelio. A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino. Educação em foco, v. 13, n. 15, p. 13-35, 2010.
LIRA, Saimon Hugo Moreira de; VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de. Análise crítica de vídeos e simulações sobre Alimentos sugeridos nos Livros Didáticos de Química–Programa Nacional do Livro Didático 2018. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN. 2019.
LORDÊLO, Fernanda Silva; PORTO, Cristiane de Magalhães. Divulgação científica e cultura científica: conceito e aplicabilidade. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 1, p. 18-34, 2012.
MACÊDO, Josué Antunes de; BRANDÃO, Daniel Pereira; NUNES, Daniel Martins. Limites e possibilidades do uso do livro didático de Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem. Educação Matemática Debate, v. 3, n. 7, p. 68-86, 2019.
MARPICA, Natália Salan; LOGAREZZI, Amadeu José Montagnini. Um panorama das pesquisas sobre livro didático e educação ambiental. Ciência & Educação (Bauru), v. 16, p. 115-130. 2010.
MOREIRA, Kênia Hilda; RODRIGUES, Eglem Oliveira Passone. O Livro Didático e as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Escolar: o livro didático sobreviverá às novas tecnologias? EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 1, n. 2, p. 57-68, 2013.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán et al. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 1, p. 1-11, 2003.
OLIVEIRA, João Paulo Teixeira de. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. IV congresso ibero-americano de política e administração da educação/ VII congresso Luso-Brasileiro de política e administração da educação. 2014. Porto: Anpae. Disponível em: https://anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT4/GT4_Comunicacao/JoaoPauloTeixeiradeOliveira_GT4_integral.pdf. Acessado em: 20 dezembro de 2022.
PESSANO, Edward Frederico Castro. et al. O Rio Uruguai como temática de contextualização para o ensino em uma unidade de restrição de liberdade para adolescentes. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, Colômbia, V. 10, n. 1, p.74-101, 2015.
PESSOA, Rosane Rocha. O livro didático na perspectiva da formação de professores. Trabalhos em linguística aplicada, v. 48, p. 53-69, 2009.
PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de saúde pública, v. 29, p. 318-325, 1995.
POLICARPO, Ivani; STEINLE, Marlizete Cristina Bonafini. Contribuições dos recursos alternativos para a prática pedagógica. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Cadernos PDE, Curitiba: SEED/PR, v. 1, p. 2345-8, 2008.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 201–219, 2017. DOI: 10.14572/nuances. v28i1.4833. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4833. Acessado em: 19 janeiro de 2023.
REIS, Marília Freitas de Campos Tozoni. Pesquisa-ação em educação ambiental. Pesquisa em educação ambiental, v. 3, n. 1, p. 155-169, 2008.
ROCHA, Marcelo Borges. O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 2, 2012.
ROSA, Marcelo D.'Aquino; MOHR, Adriana. Seleção e uso do livro didático: um estudo com professores de ciências na rede de ensino municipal de Florianópolis. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, p. 97-115, 2016.
ROSA, Marcelo D.'Aquino. O uso do livro didático de Ciências na Educação Básica: uma revisão dos trabalhos publicados. Revista Contexto & Educação, v. 32, n. 103, p. 55-86, 2017.
ROSA, Marcelo D.’Aquino; SANTOS, João Vicente Alfaya dos. O uso do livro didático nas aulas de ciências: alguns apontamentos com base em textos da área. Encontro Regional de Ensino de Biologia, v. 5, 2013.
SILVA, Karolina Martins Almeida e. Abordagem CTS no Ensino Médio: Um estudo de caso da prática pedagógica de professores de Biologia. 2010. 161 f. Dissertação de Mestrado em Ciências Agrárias - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/401 Acessado em: 2 janeiro de 2023.
SILVA, Geraldo José da; MARTINS, Carmen Maria De Caro. A confiabilidade e a validação na investigação epistemológica do livro didático de Química: um desenho metodológico. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 11, p. 221-240, 2009.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.
SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 71, n. 2, p. 51-67, 2019. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000200005&lng=pt&nrm=iso>. Acessado em: 12 janeiro de 2023. http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p. 51-67.
SOUZA, Pedro Henrique Ribeiro de; ROCHA, Marcelo Borges. O caráter híbrido dos textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, p. 1043-1063, 2018.
SOUZA, Pedro Henrique Ribeiro de; ROCHA, Marcelo Borges. Caracterização dos textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos de biologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 126-137, 2015.
STUEBER, Ketlen; SILVEIRA, Filipe Xerxeneski da; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. Ciência Aberta, acesso aberto: revisão de literatura da comunicação científica sobre Covid-19 na plataforma SciELO (2020). Saúde em Debate, v. 46, p. 348-367, 2022.
TONELLO, Izângela Maria Sansone; LUNARDELLI, Rosane Alvares; JUNIOR, Oswaldo Francisco de Almeida. Palavras-chave: possibilidades de mediação da informação. PontodeAcesso, v. 6, n. 2, p. 21-34, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4524. Acessado em: 2 janeiro de 2023.
VIECHENESKI, Juliana Pinto; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; CARLETTO, Marcia Regina. AS DIMENSÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS INTEGRADOS DE CIÊNCIAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.