A contribuição do atendimento educacional especializado em uma escola municipal, Codó, Maranhão, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.58203/Licuri.22013Palavras-chave:
EducaçãoResumo
A educação inclusiva é uma realidade no Brasil e o atendimento educacional especializado – AEE é necessário e importante no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. O objetivo desta pesquisa se configurou em analisar a contribuição do AEE no processo de ensino-aprendizagem na Escola Modelo Municipal Remy Archer do município de Codó-MA, destacando a importância da qualificação continuada destes professores e o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos para eliminar as barreiras no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritivo com abordagem qualitativa realizada na escola supracitada, através de entrevista semiestruturada aplicada a duas profissionais. Os resultados apontaram que existe AEE visando a educação inclusiva, porém não se sabe ao certo quantos alunos recebem esse suporte. Ambas as profissionais possuem formação acadêmica para trabalhar com alunos com deficiências educacionais, porém não ficou claro acerca da formação continuada ofertada pelo município. O desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos, buscando eliminar as barreiras no processo de ensino e aprendizagem é uma realidade nesta escola.
Downloads
Referências
ALVELINO, W. F. A neuropsicopedagogia no cotidiano escolar da educação básica. Revista Educação em Foco, n. 11, 2019.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições 70º. Lisboa: 2009.
BORGES, A. A. P.; TORRES, J. P. Educação especial na perspectiva inclusiva no Brasil: analise da influência internacional no contexto local. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 148-170, jan./abr., 2020.
BRASIL. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2009.
BRASIL. Documento subsidiário à política de inclusão. Organizadores: PAULON, S. M.; FREITAS, L. B. L.; PINHO, G. S. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1996.
BRASIL. Marcos Políticos-Legais da Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 6.571, de 17 de setembro de 2008.Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto n. 6.253, de 13 de novembro de 2007. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br. Acesso em: 04/08/2020.
BRASIL. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP, 2001.
BRASIL. Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
BUSS-SIMÃO, M.; ROCHA, E. A. C.; Docência na educação infantil: uma análise das redes municipais no contexto catarinense. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018.
CARVALHO, M. B. W. B. BONFIM, M. N. B. A educação especial no Maranhão: apontamentos históricos. Caderno de Pesquisa, São Luis, v. 23, n. Especial, set-dez., 2016.
CASTRO, G. G. et al. Inclusão de alunos com deficiência em escolas da rede estadual: um estudo sobre acessibilidade e adaptações estruturais. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 60, p. 93-106, jan./mar., 2018.
COSTA, R. A. R. Identidade do pedagogo: formação e atuação. In: XII Congresso Nacional de Educação. 2015.
DELEVATI, A. C. AEE: Que “atendimento” é este? As configurações do atendimento educacional especializado na perspectiva da rede municipal de ensino de Gravataí/RS. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. (Dissertação de Mestrado).
FERREIRA, C. B. R. Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Surdez. Brasília: Universidade de Brasília, 2011. (Monografia de Especialização).
FLORES, A. S.; D’AGUA, S. V. N. L.; GONÇALVES, H. J. L. Perspectivas da Educação Inclusiva a partir do Projeto Político Pedagógico. Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 20-34, 2017.
GLAT, R.; PLETSCH, M. D.; FONTES, R. S. Educação inclusive & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Revista do Centro de Educação, v. 32, n. 2, p. 343-355. Santa Catarina: 2007.
KUPSKE, F. A. Inclusão e a relação entre família e escola no processo de aprendizagem do aluno com deficiência. 2018. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI, 2018. Monografia de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia).
MACHADO, R. O atendimento educacional especializado (AEE) e sua repercussão na mudança das práticas pedagógicas, na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre as escolas comuns da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2013. (Tese de Doutorado).
MILANEZ, S. G. C.; OLIVEIRA, A. A. S.; MISQUIATTI, A. R. N. Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual e transtornos globais do desenvolvimento. Cultura Acadêmica. Marília: Oficina Universitária, São Paulo, 2013.
PINHEIRO, M. A. A família e a inclusão escolar: fatores que influenciam a responsabilidade da família no processo de inclusão escolar. 2017. Tesis de Maestria em Ciencia de laEducación. Asunción (Paraguay): Universidad Autónoma de Asunción.
POKER, R. B.; MARTNS, S. E. S. O.; GIROTO, C. R. M. Educação inclusiva: em foco a formação de professores. Cultura Acadêmica. Marília: Oficina Universitária, São Paulo, 2016.
RODRIGUES, P. M. L.; LIMA, W. S. R.; VIANA, M. A. P. A importância de formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Saberes Docentes em Ação, v. 03, n. 01, set., 2017.
SCHNEIDER, L.; BLASZCO, C. E. A atuação do Psicopedagogo no contexto escola: Estudo pautado pelas vozes dos profissionais, 2016.
SILVA, E. A importância dos jogos pedagógicos na sala de recursos multifuncional tipo I. Cadernos PDE, Paraná,v. 2, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Licuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.