Habitats digitais e novos sentidos no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Walter Rodrigues Marques Doutorando em Educação, professor de Arte da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, São Luís, Maranhão
  • Paulo César Alves de Carvalho Mestrando em Educação, professor de Artes Visuais na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão
  • Luís Félix de Barros Vieira Rocha Doutorando em Educação, professor de Arte na Secretaria Municipal de Educação de Matões do Norte, Maranhão
  • Rosangela Coêlho Costa Doutoranda em Educação, professora de Geografia na Secretaria Municipal de Educação de São Luís, Maranhão
  • Andréa Luisa Frazão Silva Doutoranda em Artes, professora de Arte na Secretaria Municipal de Educação de São Luís, Maranhão
  • Aline Rachel Frazão Silva Mestranda em Educação, professora de Arte na Secretaria Municipal de Educação de São Luís, Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.22642

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O artigo discorre sobre a importância das redes sociais para a educação durante e após o período da pandemia do COVID-19 em que a única saída para que a educação continuasse, era mediar os processos educativos por meio das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC). Denominamos esse processo de habitats digitais como lugar e/ou local disponível para que a mediação educativa pudesse acontecer. Ou seja, que o processo de ensino e aprendizagem se efetivasse. Discorremos sobre como o produto dessas relações mediadas por máquina tornou as redes sociais habitats digitais – espaços em que as pessoas passaram a maior parte do seu tempo – uns ensinando, outros aprendendo, outros em momentos de lazer. O objetivo da pesquisa é justificar a condição das redes sociais como espaço de ensino e aprendizagem, ou seja, que são habitats digitais. A metodologia consiste em revisão bibliográfica e documental, seja física ou virtual. Concluímos, portanto, que seja na educação, seja na vida social, econômica e afetiva, as redes sociais tornaram-se habitats digitais, lugares em que as pessoas desenvolveram suas práticas profissionais e cotidianas. Elucidamos ainda que, mesmo depois de cessado o período pandêmico, as redes sociais continuam sendo de grande valia para o fazer humano, tomando um direcionamento de uma nova realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRISCOE, Gerard; WILDE, Philippe De. Digital Ecosystems: Evolving Service-Oriented Architectures. https://arxiv.org/pdf/0712.4102.pdf%3Forigin%3Dpublication_detail

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4. ed. – São Paulo: Saraiva, 2003.

FLICK, O. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GRAÇA, Vânia; RAMOS, Altina; SOLÉ, Glória. A construção de habitats digitais e ativos para a aprendizagem histórica: o caso do 1.º ciclo do ensino básico. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/76016/2/CAPL.%20VaniaGraca_2021.pdf

LIMA, C. S.; MARQUES, W. R.; ROCHA, L. F. de B. V.; HOMEM, G. R. C. O papel da internet no uso do WhatsApp como recurso educacional: uma revisão sistemática da literatura no contexto da educação. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, v. 3, n. 11, p. e3112165, 2022.

MARQUES, W. R.; ALVES, M. C.; ROCHA, L. F. de B. V.; MAIA, G. K. M.; GOMES, K. C. A.; SOUZA, F. C. S.; ALVES, M. A. S.; SILVA, C. R. D. e. O impacto da pandemia do COVID-19 no contexto educacional em 2020: o uso de ferramentas digitais e as implicações na aprendizagem e no processo educacional. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 8730–8746, 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43621. Acesso em: 12 jul. 2023.

MARQUES, Walter Rodrigues. Metaverso e educação: uma revisão da literatura. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l, v. 3, n. 10, p. e3102064, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i10.2064. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2064. Acesso em: 9 jul. 2023.

MARQUES, Walter Rodrigues; ROCHA, Viviane Moura da; ROCHA, Luís Félix de Barros Vieira; MARQUES, Ana Paula Cerqueira; CANTANHEDE, Meiryele Coelho; Aplicabilidade da tecnologia no ensino e na produção artística. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 9, p. 66049-66058, set. 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16275.

MATOS, João Filipe; AMADO, Carolina; PEDRO, Neuza. Cenários de Aprendizagem em Habitats Digitais: Boas práticas em escolas de Cascais. https://www.cascais.pt/sites/default/files/anexos/gerais/new/cenarios_de_aprendizagens_em_habitats_digitais_2023.pdf

PERNISA JÚNIOR, Carlos. Metaverso: para além de uma “segunda vida”. In: XIV Simpósio Nacional da ABCIBER (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura) – Direitos humanos, políticas identitárias, imaginários de resistência, 2021.

RIBEIRO, Alexandre Moretto; VICARI, Rosa Maria. Habitats Digitais para a Educação Permanente - relato de experiência relativa à oferta da disciplina junto ao PGIE. Salão de Ensino, v. 7, 2011, out. p. 3-7, UFRGS, Porto Alegre, RS. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/62692. Acesso em: 11 jul. 2023.

WENGER, Etienne; WHITE, Nancy; SMITH, John D. Digital Habitats: stewarding technology for communities. Print History: First Edition, August 2009. Publisher: CPsquare. Disponível em: https://g8way.pbworks.com/f/digitalhabitatsactionnotebook.pdf

Downloads

Publicado

11.05.2024

Edição

Seção

Capítulos do Livro

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)