O ensino de física e suas relações com energia e o agronegócio no estado do Tocantins

Autores

  • Nadia Vilela Pereira Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Palmas

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83230

Palavras-chave:

Fontes renováveis, Consumo de energia, Sustentabilidade

Resumo

Através desse estudo, queremos mostrar que o ensino de Física, em especial o conceito de energia está diretamente relacionado a aspectos do agronegócio. Ao se tratar de agronegócio, faz-se necessária a compreensão de processos inter-relacionados que vão além do crescimento agrícola e do aumento da produtividade: ele contribui, cada vez mais, para a geração de energia limpa e a preservação do meio ambiente. Busca-se assim contribuir com a literatura, apropriando-se da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo (GIL, 2002), sobre uso de fontes alternativas de energia e, mais que isso, incentivar a reflexão sobre a importância de buscarmos uma nova lógica de consumo, eficiência energética e uso de fontes alternativas de energia.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro