Reflexões sobre os desafios do ensino virtual: relato de experiência de estudantes de graduação em engenharia

Autores

  • Carlos Santos do Nascimento Passos de Oliveira Doutor em Engenharia Civil, professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá
  • Heitor Borges Cruz Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.58203/Licuri.83222

Palavras-chave:

Competências, Suporte virtual, Ensino Acadêmico

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a utilização do ensino em suporte virtual, enquanto estratégia de aprendizagem para se trabalhar as competências gerais das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia. O método adotado neste estudo foi o relato de experiência. Por meio do relato foi possível sistematizar a experiência docente em diferentes disciplinas do curso de Engenharia Civil e perceber que os discentes possuíam, em geral, os conhecimentos necessários para utilizar o suporte virtual, por mais que as habilidades de muitos precisassem de aperfeiçoamento, contudo, em relação as atitudes, é notória uma deficiência possivelmente ligada à anos de uma escolarização bancária. Foi observado no relato que os discentes apresentaram dificuldades argumentativas no âmbito de execução da competência, urgindo a necessidade de um exercício da aprendizagem embasada em competências.

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Publicado

04.04.2023

Edição

Seção

Capítulos do Livro